Niterói inaugura o Recanto Carlos Boechat, primeiro trecho do Parque Orla Piratininga

O primeiro trecho das obras do Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP) foi inaugurado neste sábado (17), na Região Oceânica de Niterói. Batizado de Recanto Carlos Boechat, em homenagem ao ex-vereador e ex-administrador regional da Região Oceânica, o trecho inaugurado vai do antigo Recanto da Rua Estrela até o sistema de jardins filtrantes do Cafubá. O POP é, atualmente, o maior projeto em desenvolvimento no Brasil a utilizar técnicas de Soluções baseadas na Natureza (SbN) e já mostra resultados antes de estar totalmente concluído. O parque foi escolhido como o melhor projeto ambiental do país, nesta sexta-feira (16), em cerimônia no Museu de Arte de São Paulo (MASP), e levou o “Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030” (https://l1nk.dev/PyWBS).

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou o pioneirismo do Parque Orla.

“Hoje é um dia histórico em que a gente entrega a primeira parte do Parque Orla e talvez seja uma das partes mais importantes no processo de aprendizado. Esse é um projeto inovador que a gente partiu de conceitos muito bem fundamentados e que foi criado por e para Niterói e que recebeu muitas críticas. Agora as pessoas estão vendo e entendendo como funciona e isso é maravilhoso. Estamos com muitas frentes de trabalho e acho que, até o final do ano, teremos o parque totalmente implantado”, afirmou Axel Grael.

O prefeito ressaltou a homenagem a Carlos Boechat. “O Boechat foi fundamental no processo de diálogo com a sociedade e com as comunidades e na fase mais crucial que era de convencer as pessoas que existia uma base conceitual que foi estudada para ser implantada aqui para dar certo. É muito justa essa homenagem”.

O vice-prefeito Paulo Bagueira explicou que as entregas da gestão fazem parte do Plano Niterói Que Queremos. “O Boechat era grande aqui na região. Nosso governo tem concretizado o sonho de muitos niteroienses com as entregas na nossa cidade. As pessoas dizem que quem dorme é quem sonha, mas eu acho que a gente sonha acordado também. A gente sonha e tem uma grande equipe que trabalha para entregar os resultados que se baseiam no projeto de governo para daqui 20, 30 anos”, disse o vice-prefeito.

Com investimentos de R$ 100 milhões da Prefeitura de Niterói, as obras estão entrando na fase final. Os jardins filtrantes limpam as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa de Piratininga: Bacia do Rio Cafubá, Bacia do Rio Arrozal e Bacia do Rio Jacaré, devolvendo água de qualidade para a Lagoa de Piratininga. Neste processo não há uso de produtos químicos ou consumo de energia.

Segundo o ex-prefeito e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves, um bom governo conta com a participação da população para definir as melhorias da cidade. Rodrigo Neves lembrou que esse não é apenas um governo de continuação, mas de avanço e que foi escolhido para combinar inclusão social e redução das desigualdades com a sustentabilidade e a preservação do patrimônio ambiental.

“Hoje é dia de desfrutar, de conviver e de compartilhar essa alegria. Estou muito feliz de reencontrar tanta gente que lutou muito conosco para transformar a região. Tantos moradores e todas as lideranças que são importantes no planejamento. Vejo com orgulho essa união de diversas classes sociais, todos convivendo aqui como niteroienses orgulhosos dessa entrega. Quem constrói a cidade que a gente deseja é cada um dos cidadãos que vivem nela. Por isso a gente fica muito orgulhoso. Temos o projeto de transformar Niterói no melhor lugar para viver e ser feliz no Brasil. Porque governar é como correr em uma competição sem linha de chegada. Quanto mais você faz, mais a sociedade quer que você avance. Essa é uma característica fundamental do nosso projeto”, enfatizou Rodrigo Neves.

Para Binho Guimarães, secretário da Regional Oceânica, a obra traz uma nova perspectiva para os moradores em vários aspectos e muda a forma das pessoas se relacionarem com o espaço. “As casas eram construídas de costas para a lagoa já que o espaço era usado para depósito de lixo e entulhos. Essa relação está mudando com a revitalização do espaço. Essa obra traz uma nova perspectiva sobre vários aspectos. O aspecto de lazer faz com que as famílias venham contemplar o lugar. Tem o aspecto da sustentabilidade que é fundamental com a busca por melhorar a qualidade das águas das lagoas e fazer a ligação das casas na rede coletora de esgoto. E ainda tem um aspecto econômico com o desenvolvimento que essa obra está trazendo para a região”, pontuou Binho Guimarães.

O projeto do parque inclui equipamentos de lazer, recreação, contemplação, cultura e educação ambiental. Serão píeres de contemplação, 9 km de ciclovia, 17 praças, 2 mirantes e um centro eco cultural voltado para educação ambiental.

Eduardo Rodrigues da Silva, o Mudinho, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Cafubá (AMAC), uma das associações da região, falou da alegria de ter esse trecho revitalizado e que agora é uma grande área de lazer para os moradores. “Esse era um local abandonado e que foi todo revitalizado. As casas se valorizaram e os moradores estão felizes. Agora tem onde as crianças brincarem e se divertirem nos finais de semana, uma coisa que não tinha aqui há muitos anos. A Prefeitura de Niterói conseguiu revolucionar essa parte aqui que era esquecida”, comemorou Mudinho.

Estiveram presentes na inauguração do Recanto Carlos Boechat, diversos secretários e representantes do governo, do legislativo estadual e municipal, de inúmeras associações de moradores da Região Oceânica, além da população que foi conhecer e desfrutar do parque.

Homenagens – O Parque Orla de Piratininga homenageia duas pessoas conhecidas por seus trabalhos pela cidade. O trecho inaugurado neste sábado levou o nome de Recanto Carlos Boechat em homenagem ao ex-administrador regional da Região Oceânica e vereador eleito um pouco antes de seu falecimento. Mãe do homenageado do dia, Mercedes Carrascal destacou a emoção da família. “É uma alegria que as pessoas reconheçam o amor que ele tinha pela Região Oceânica. Ele não media esforço, nem hora e nem dia. Todos os momentos eram de trabalho na mente dele. Ele não sabia andar sem parar para tentar resolver alguma coisa. Meus filhos têm muita empatia e sempre se colocaram no lugar do outro. Fico feliz que lembrem dele porque, enquanto ele estiver na mente ou no coração de alguém, estará vivo”, disse Mercedes Carrascal.

O ambientalista e político Alfredo Sirkis, que dá nome ao Parque Orla, foi representado pela viúva Ana Borelli. “Já conhecia o projeto e tenho acompanhado de perto as etapas. É muito emocionante e gratificante ver uma homenagem desse porte para o meu marido, porque o Alfredo era um político totalmente diferente dos outros. Ele fazia política com o coração, foi um visionário e propunha soluções inovadoras”, afirmou Ana Borelli.

Prêmios – O Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP) foi escolhido pelo “Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030” como o melhor projeto ambiental do país, nesta sexta-feira (16), em cerimônia no Museu de Arte de São Paulo (MASP). A entrega do prêmio aconteceu durante a abertura da Virada ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), promovida pela Prefeitura de São Paulo com apoio das Nações Unidas.

O POP já recebeu outros prêmios internacionais. Em maio deste ano, ficou em primeiro lugar no Latam Smart City Awards, maior premiação da América Latina dedicada à sustentabilidade ambiental, na categoria “Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mobilidade”.

No ano passado, o PRO Sustentável, programa responsável pela implantação do POP, foi classificado como um dos três melhores programas de sustentabilidade ambiental na América Latina e Caribe pelo Latam Smart City Awards e, em 2021, o projeto foi destaque no Fórum Latino-Americano de BiodiverCidades.

Outras obras – Durante a inauguração do primeiro trecho do POP, o prefeito Axel Grael assinou a ordem de início das obras de revitalização e requalificação das comunidades Almirante Tamandaré, Iate Clube e Acúrcio Torres, na Região Oceânica de Niterói.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support