Quinteto Aprendiz Musical vai participar do Festival Eurochestries, na cidade de Sobral

O Quinteto Aprendiz, que faz parte do programa Aprendiz Musical, iniciativa mantida pela prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Ações Estratégicas e Economia Criativa, vai participar do Festival Eurochestries, entre os dias 25 de junho e 5 de julho deste ano, na cidade de Sobral, no interior do estado do Ceará.

Além da atuação nas escolas, o Aprendiz Musical oferece também a possibilidade de alunos integrarem um dos grupos de referência, que são as orquestras e o coro, além da participação em outras formações, como a banda, os grupos de câmara e o quinteto de sopros.

Formado por alunos do programa, o Quinteto de Sopros Aprendiz Musical interpreta um repertório eclético, que vai desde a tradição erudita até a música popular brasileira e internacional.

Chefes de naipe da orquestra e da banda Aprendiz, os alunos Augusto Silva (flauta), Queren (oboé), Isaías Santos (clarineta), Millena Carvalho (fagote) e Lucas (trompa) desenvolvem um rico trabalho camerístico sob a direção do clarinetista e coordenador Mauricio Silva.

“O Aprendiz Musical é um dos maiores programas de desenvolvimento social, por meio da arte, ativos no país. Esta viagem para Sobral faz parte do projeto de intercâmbio que estamos desenvolvendo para incentivar ainda mais estes jovens músicos em apresentações em outras cidades e estados. O Aprendiz está passando por uma grande expansão. Atualmente, são cerca de 8 mil alunos atendidos. A Casa Norival de Freitas, no centro, que está sendo reformada, será a sede principal”, afirma André Diniz, Secretário de Ações Estratégicas e Economia Criativa.

O Festival nasceu em 1989, em Charente, na França, com o objetivo de promover a prática orquestral de jovens de 15 a 25 anos, por meio de intercâmbios internacionais. Desde então, 101 ‘Eurochestries’ foram organizados em todo o mundo (França, Polônia, Grã-Bretanha, Rússia, Espanha, Eslováquia, Canadá, Brasil, México e China). Foram mais de 530 orquestras e coros participantes de 44 países diferentes.

Durante o evento, os músicos tocam com seus próprios programas, mas também trabalham juntos em uma grande orquestra internacional para o concerto de encerramento.
Trata-se de uma grande rede internacional que permite conhecer orquestras e coros, maestros, compositores, além de professores de conservatórios e universidades, entre outros.

Repertório do Quinteto de Sopros Aprendiz Musical, no evento:

Antigas Danças Húngaras para Quinteto de Sopros do Século 17 de Ferenc FarkasI – Entrada

II – Dança Lenta

III – Dança da Escápula

IV – Chorea

V – Saltarello

Programa dos demais concertos:

II – Dança Lenta

III – Dança da Escápula