Sistema de detecção de novas construções em áreas de risco é apresentado em Fórum de Proteção e Defesa Civil

O Sistema de Detecção de Novas Construções em Áreas de Risco e Proteção Ambiental (Detec) da Prefeitura de Niterói foi apresentado nesta quarta-feira (28), no I Fórum Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil, organizado pelo Centro de Operações Rio (COR). O evento acontece até domingo, 2 de julho, com atividades organizadas com foco na conscientização da população, tendo como objetivo principal a criação de uma cultura de prevenção dos cidadãos cariocas.

O secretário de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, Walace Medeiros, apresentou o sistema e o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe do município.

“Com bases nas técnicas de geoprocessamento, sensoriamento remoto e gestão integrada, o Projeto Detec foi desenvolvido com o objetivo de identificar alterações de superfície nos limites do município, principalmente àquelas relacionadas ao avanço de edificações em áreas de risco à movimentos gravitacionais de massa e de proteção ambiental”.

Segundo o secretário, o sistema mapeia e processa 4 classes de superfícies: áreas urbanas, corpos d’água, floresta e gramíneas. Esse monitoramento contínuo da superfície do município é uma prática de extrema importância para tomada de decisão nas ações de fiscalização, que torna o direcionamento de equipes muito mais assertivo.

A Defesa Civil de Niterói atua com foco no planejamento e resiliência, onde o município se organiza para dar respostas rápidas e eficientes em situações de emergência e tem sido referência para outras cidades e estados do Brasil. Além disso, nos últimos anos, o município vem investindo em equipamentos de alta tecnologia que permite antecipar as estratégias frente aos eventos climáticos.

A última aquisição da Prefeitura de Niterói foi o novo radar meteorológico Banda X, que passou a operar em março, e possui cobertura com raio de 100 km que permitirá que a cidade e os municípios vizinhos, incluindo o Rio de Janeiro, que estão dentro da área de abrangência realizem o monitoramento meteorológico em tempo real. O equipamento é ultramoderno e será fundamental para o monitoramento das chuvas intensas que possam atingir áreas críticas do município.

O novo radar permite um fluxo maior de informações com mais recursos para poder fazer a interpretação dos eventos climáticos com a geração de estatísticas e dados que proporcionam um trabalho de forma mais estruturada e resiliente e impacta diretamente na segurança.