Programa Aprendiz Musical: confraternização no final do semestre com balanço e projeções

O Aprendiz Musical, um dos mais importantes programas de desenvolvimento social por meio da arte do país, reuniu sua equipe na noite desta segunda-feira (31/7) para um momento de confraternização, fazer um balanço das realizações e para projetar as ações no segundo semestre do ano.

Dentre as novidades, estão a consolidação da parceria com o centenário Conservatório de Música e com a UNESCO. O Programa Aprendiz Musical é mantido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A reunião contou com a presença do prefeito de Niterói, Axel Grael; do secretário de Ações Estratégicas e Economia Criativa (SAE), André Diniz; do presidente da Fundação Municipal de Educação (FME) e secretário de Educação de Niterói, Bira Marques; da subsecretária da SAE, Mariana Zorzanelli; entre outros.

“A gente sempre sonha em ter um projeto dessa magnitude e dessa abrangência, chegando a praticamente toda a rede municipal de educação, levando oportunidade na cultura e na música para jovens que muitas vezes vão chegar ao programa sem ter a percepção do que isso pode significar para a vida deles. Muitos poderão seguir numa carreira. A música socializa. É um projeto prioritário do governo. Estamos nos empenhando sempre para termos a melhor equipe e a melhor logística para receber e dar estrutura ao Programa”, explicou o prefeito Axel Grael.

Atualmente o Programa está presente nas 49 unidades do ensino fundamental da rede municipal. A ideia é que as pessoas passem pelo Programa e possam escolher a história que quiserem, seja na música ou não. O balanço apresentou o plano de trabalho, com entregas, demonstrando o alcance do Aprendiz Musical, além da atividade fim, que é a de ensino.

Tombado como Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, o Aprendiz Musical atendeu, desde 2001, mais de 40 mil alunos. Entre as realizações, se destacam convênios e intercâmbios; mais de 100 apresentações, incluindo duas turnês pelo estado do Rio; aumento na quantidade de escolas e de turmas onde o Aprendiz atua; entre outras.

O secretário de Ações Estratégicas e Economia Criativa, André Diniz, ressaltou a importância do Aprendiz Musical. “Já são 22 anos de uma importante história construída. São 15 ex-alunos trabalhando hoje no Programa, o que já demonstra o resultado fabuloso. O empenho do prefeito em investir no maior programa de música do país foi fundamental. É grande a minha satisfação com a entrega destes seis meses, a visibilidade e a interação com a sociedade são muito positivas. Reafirmo a importância da parceria com o centenário Conservatório de Música e com a UNESCO, que quer retomar, com o Aprendiz, o programa Cultura de Paz, uma referência internacional. Tem muito mais coisa boa ainda por vir”, afirmou André Diniz.

Atualmente, a iniciação musical acontece em 44 escolas e em 268 turmas; o canto coral, em 11 escolas e em 11 turmas; as aulas de instrumentos alcançam 20 escolas e 39 turmas. Além da atuação nas escolas, as aulas acontecem na Sala Aprendiz, que faz parte de um terceiro estágio, o de formação continuada. Nesta fase, podem participar, via edital, dos chamados Grupos de Referência, que são as Orquestras Aprendiz Musical e Experimental, bem como do Coro Aprendiz, que, além do conjunto de atividades complementares, material didático e uniforme, concede bolsas incentivo que variam de R$ 200,00 a R$ 700,00. A missão é promover a educação musical para crianças e jovens que tenham até 24 anos, estudantes ou egressos das escolas públicas da cidade, garantindo o acesso à cultura e às artes.

“Acredito muito nessa soma entre educação e arte como uma forte ferramenta de transformação social e de construção de uma consciência crítica. Vamos fortalecer, cada vez mais, a atuação do Aprendiz nas nossas escolas, descobrindo novos talentos e proporcionando oportunidades que muitos desses jovens jamais sonharam”, disse Bira Marques, presidente da Fundação Municipal de Educação (FME) e secretário de Educação de Niterói.

Foram destacados, ainda, os investimentos na aquisição de novos instrumentos musicais tanto de sopros e percussão quanto de cordas friccionadas e dedilhadas, além da inclusão de ações de capacitação de alunos e professores, por meio de workshops e oficinas sobre temas variados e com profissionais especialistas das áreas. Com foco cada vez mais voltado para o impacto social do Programa Aprendiz Musical, o plano de 2023 trouxe novidades de formação continuada como os projetos novos “Decola”, um curso inédito para abordar temas socioemocionais e cidadania, e “Aprenda”, com aulas de reforço escolar com foco no ENEM. Em complemento, os estudantes podem participar de visitas guiadas a centros culturais e a espetáculos, com intuito de proporcionar uma ampliação dos conhecimentos gerais.

Foi citada a parceria com o Conservatório de Música de Niterói e com a UNESCO. A primeira se dá a partir da realização de ações integradas e sequenciais, com a abertura de 80 novas vagas para bolsistas, e da oferta de aulas de instrumentos, teoria e prática de conjunto como reforço para os Aprendizes. A segunda ressalta a participação no Acordo de Cooperação Técnica Internacional UNESCO, no eixo “Formação e Qualificação”.

Entre as ações futuras, estão a realização de oficinas variadas; intercâmbios com outros projetos de educação musical; passeios a espetáculos e locais culturais; e cursos de teor técnico e musical.

O Programa Aprendiz Musical ganhará uma nova sede no casarão que foi desapropriado pela Prefeitura no Bairro Chic, no Fonseca; e outra na Região Oceânica. Quando a reforma da Casa Norival de Freitas, no Centro, ficar pronta, passará a ser a sede oficial e o casarão da Zona Norte (Casa Aprendiz) será mantido como núcleo de ensino devidamente climatizado e com salas com tratamento acústico.

Foto: Alex Ramos

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support