Prefeitura de Niterói investe na revitalização de áreas de lazer

A Prefeitura de Niterói continua investindo na construção, reforma e revitalização de áreas de lazer na cidade. Só neste ano, cinco praças já foram entregues à população pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), e outras cinco estão com obras em andamento em diversos pontos da cidade.

Entre as obras entregues mais recentemente estão a reforma de praças em Maria Paula, Santo Antônio, Ilha da Conceição e Ponta D’Areia. Houve, ainda, a intervenção viária nas esquinas das ruas Castilho França e Miguel de Frias, em Icaraí, que deu origem à Praça José Bedran, inaugurada no fim de maio.

Atualmente, a Emusa trabalha na reforma e revitalização de outras cinco praças, localizadas no Fonseca, Piratininga, Barreto e nas comunidades da Coreia e do Sabão. O investimento nas obras ainda em andamento gira em torno de R$ 1,3 milhão.

Entre as entregas mais recentes, a Praça da Amendoeira, na Ponta D’Areia, foi reaberta em meados de julho. As obras incluíram a revitalização da pista de skate, a instalação de novos brinquedos e a construção de uma área de churrasqueira e dois vestiários. O campo de futebol e o playground receberam grama sintética. Também foram instaladas mesas com bancos de concreto e uma academia da terceira idade.

A novidade animou a garotada do bairro, em especial, os mais de 150 alunos do Núcleo Ponta D’Areia do Projeto Gerson, de inclusão social com aulas gratuitas de futebol.

Mãe do jovem Arthur, de 8 anos, a psicopedagoga Lorena Molinaro acompanhou o filho durante a atividade e elogiou o resultado das obras.

“O Arthur é louco por futebol e está muito feliz com a reforma da praça, que ficou mais segura, funcional e organizada. Foi um ganho enorme para os moradores”, afirmou Lorena.

Professor do Projeto Gerson, o ex-jogador Sérgio Murilo também elogia a reforma.

“Faço parte do Projeto Gerson desde o início e fico muito feliz em ver a garotada animada, treinando com segurança, usufruindo de uma excelente estrutura”, observa o professor.

Ampliação da área de lazer

Já no Bairro Chic, no Fonseca, a Praça Guadalajara está passando por reformas. A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos está fazendo as intervenções em várias etapas, como limpeza, terraplanagem, escavação e concretagem de sapata para reconstrução de muro que foi danificado por raízes de árvores, instalação e nivelamento de novo piso, entre outras ações.

A área de lazer para as crianças será melhorada, ampliando o espaço com um brinquedão e piso cimentício. O local onde havia ginástica para idosos ganhará também um alambrado e a praça ganhará um paisagismo nas jardineiras e novos bancos. Para o ano que vem, serão colocados novos aparelhos de ginástica para a terceira idade. A praça também será toda pintada.