Jovens do programa Niterói Ecosocial visitam o prefeito Axel Grael

O prefeito de Niterói, Axel Grael, recebeu nesta quinta-feira (03) a visita de 20 jovens que integram o Ecosocial, programa de inclusão e qualificação profissional da prefeitura. A turma, que faz curso de marketing digital na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) gratuitamente e atua em ações de reflorestamento nas comunidades, esteve na prefeitura como parte das atividades de formação. Eles aproveitaram para saber detalhes do funcionamento da administração municipal e conheceram projetos para os 450 anos de Niterói.

“O Ecosocial foi um programa que eu pensei para que pudesse aliar oportunidade profissional e sustentabilidade. É uma oportunidade para os jovens das comunidades de Niterói poderem se desenvolver profissionalmente e, ao mesmo tempo, contribuir com a cidade e com o reflorestamento de encostas. A visita deles aqui é muito importante para que possam conhecer melhor como são formuladas políticas como essas e outras que impactam diretamente na vida da população, além de servir como um termômetro para nós poder ouvi-los”, afirma o prefeito de Niterói, Axel Grael.

Durante a visita os jovens fizeram perguntas sobre a carreira do prefeito e os diferentes eixos de atuação da administração municipal. O Ecosocial tem atualmente 500 jovens inscritos que iniciaram no programa em novembro. O programa acontece por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Participação Social (Sempas) com a Firjan. É voltado para jovens com idade entre 16 e 24 anos em situação de vulnerabilidade social. O programa, atualmente, contempla moradores de 26 locais: Beira da Lagoa, Boa Esperança, Boa Vista, Bonsucesso, Buraco do Boi, Caranguejo, Coreia, Coronel Leôncio, Fazendinha, Jacaré, Juca Branco, Matos Coutinho, Maria Paula, Morro da Ilha da Conceição (MIC), Morro da Penha, Nova Brasília, Pátio Leopoldina, Ponta D´Areia, Rio Do Ouro, São Lourenço, Teixeira de Freitas, Travessas, Várzea das Moças, Vintém, Viradouro e Zulu.

Através do programa, são oferecidos 12 cursos de capacitação. São eles de Padeiro, Confeiteiro, Operador de Suporte Técnico em TI, Desenvolvedor de Aplicativo, Assistente de Marketing Digital, Eletricista Instalador Residencial, Mecânico de Refrigeração Doméstica, Mecânico de Motocicletas, Auxiliar de Operações Logísticas, Agente de Reflorestamento, Agente de Saneamento e Assistente Administrativo.

O Jovem EcoSocial faz parte do Pacto Niterói contra a Violência e do plano Niterói 450, que prevê investimentos de cerca de R$ 2 bilhões na cidade até 2024. O plano tem os eixos Saúde, Educação, Centro, Zona Norte, Clima e Resiliência, Sustentabilidade e Comunidades, e prevê obras que prometem gerar empregos e incentivar a retomada econômica na cidade.