Prefeito de Niterói participa de abertura do Summit 2023

O prefeito Axel Grael participou, nesta terça-feira (15), da mesa de abertura do Summit 2023 – Saúde e Inovação, que debateu o futuro da saúde aliado às inovações. O evento, promovido pelo Polo de Saúde Leste Fluminense, aconteceu na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural de Niterói, e reuniu profissionais de saúde e tecnologia, além de start ups ligadas às áreas. As secretárias de Ciências, Tecnologia e Inovação, Valéria Braga, e de Saúde, Anamaria Schneider, também participaram da mesa inicial do encontro.

O prefeito esteve na mesa de abertura que abordou A Saúde em Ecossistema. Ele destacou as iniciativas da cidade.

“Temos, em Niterói, duas iniciativas que são complementares, onde uma potencializa a outra. Uma é o Polo da Região Leste Fluminense, que tem uma massa crítica muito forte. E a outra é o ecossistema de inovação, em que um dos eixos é o da Saúde. Estamos buscando fazer com que Niterói se consolide como uma cidade que consiga trabalhar cada vez melhor esse potencial que tem na área de ciência e tecnologia. Temos aqui a Universidade Federal Fluminense, com a capacidade de formação de profissionais que vem gerando startups. Desejo que esse encontro possibilite que a gente possa já identificar novos eixos e frentes de parceria para a cidade como um todo”.

A programação contou ainda com palestras sobre os desafios para a saúde em um mundo em transformação, Tecnologia de Ponta e Produção Científica, Desafios e Oportunidades para a Inovação em Saúde no Leste Fluminense, Novos Modelos de Gestão – Inovar para Crescer e Saúde: Muito Além da Doença.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valéria Braga, explicou que Niterói é um celeiro de inovação na área de Saúde.

“Inovação não é assunto simples e não há garantia. Leva tempo, precisa de investimento, mas, sem ela, não avançamos. Inovação na saúde é ainda mais complicado. Muitas normas, controles e premissas. No entanto, um serviço ou produto inovador é valioso, porque traz qualidade de vida, empregos, desenvolvimento econômico, reduz custos e desperdícios. Niterói é um celeiro de inovação na área da Saúde, como constatamos em um trabalho que estamos fazendo junto a Fundação Certi, em que discutimos os setores prioritários para a inovação em Niterói. Saúde é o eixo que está mais maduro, com várias startups muito interessantes e algumas precisando de espaço para validar produtos e serviços. O que faltava no eixo da Saúde era justamente um ambiente de troca, de inspiração, não somente entre seus pares, mas entre diferentes eixos. E é isso que estamos fazendo, juntos”, disse Valéria Braga.

Segundo Anamaria Schneider, secretária municipal de Saúde, o objetivo do encontro é a troca de experiências.

“Temos aqui representantes do governo e da sociedade e acreditamos que as experiências que vão ser apresentadas possam nos mostrar como as coisas podem ser muito mais fáceis do que a gente imagina, a partir de experiências de outros elementos de outras áreas e de outros setores. Aqui em Niterói, temos duas fundações ligadas à secretaria de saúde e uma rede muito grande, com vários hospitais, em torno de 70 unidades de saúde. Temos a Fundação Municipal de Saúde e a Fundação Estatal de Saúde de Niterói. A gente acredita que pode construir e fortalecer parcerias para que possamos começar a fazer as mudanças que a população de Niterói tanto espera, aprimorando a qualidade e facilitando a jornada do paciente no seu tratamento. Acho que esse é o objetivo maior do nosso encontro”, afirmou a secretária.

Crescimento da saúde em Niterói

O prefeito Axel Grael ainda ressaltou que o número de hospitais cresceu nos últimos anos em Niterói por conta de uma política púbica de redução do Imposto Sobre Serviço (ISS).

“A área de saúde é um dos melhores exemplos de fomento a uma atividade econômica da cidade. Há pouco tempo, tínhamos uma deficiência em termos de capacidade de atendimento na saúde na cidade. Depois de uma estratégia da Prefeitura de reduzir o ISS para 2%, nós conseguimos, em parceria e com muito diálogo com o setor de saúde, atrair investimentos para Niterói. E a Saúde hoje é a principal setor econômico em termos de arrecadação para a Prefeitura. Só no primeiro trimestre deste ano, arrecadamos cerca de R$ 18 milhões de ISS. E a gente precisa continuar avançando, afinal políticas públicas são como uma corrida sem linha de chegada. Você atinge um objetivo e vem sempre novas demandas, novas metas, novas estratégias para que sigamos avançando”, contou Axel.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support