O Legado de Niterói será tema de debate no MAC

A Secretaria Municipal do Clima estará presente no Festival de Arte e Sustentabilidade (FAS) que acontece este domingo (20), no MAC, a partir das 10h. O festival busca promover discussões sobre o papel de cada indivíduo no desenvolvimento sustentável da comunidade e vai contar com oficinas, debates, shows e uma área gourmet.

O legado de Niterói será um dos debates promovidos durante o evento e conta com a presença de representantes do o app Conexão Circular e da Roda Verde Compostagem. O secretário do Clima, Luciano Paez, ressalta a importância de debates como este.

“Este evento traz em sua essência o que precisamos de fato no nosso dia a dia. Com debates provocadores, música, ações sustentáveis e atividades lúdicas, mostraremos como poderemos viver em uma economia de baixo carbono e menor impacto aos recursos naturais. Será um domingo com muita cultura, gastronomia, arte, conteúdos qualificados e diversão garantida”.

A programação inclui ainda debate sobre “Sustentabilidade e Justiça Social”, Bate-Papo “Guardiões da Terra: Conhecendo a História Guarani”, Oficina de Produtos de Limpeza Naturais, Roda de Côco, Oficina de Gastronomia Vegana, Oficina de Compostagem Caseira, Apresentação de Maracatu e shows com Banda Saoko (Música Latina), Nêgamanda (Reggae, MPB), Silvan Galvão (Carimbó) e Júlia Vargas e Forró de Pontuada (Forró).

O festival busca estimular reflexões sobre o papel de cada um na construção de um planeta melhor, com foco na sustentabilidade para além do socioambiental. Além dos shows musicais, o festival receberá painéis e oficinas que abordarão temas como agricultura urbana, justiça social, direito à cidade, a causa indígena, reaproveitamento de materiais, entre outros.

Outro objetivo do evento é aproximar instituições e iniciativas da cidade, promovendo diálogos entre poder público, iniciativa privada e terceiro setor, posicionando Niterói como uma potência no cenário pró-sustentabilidade nacional.

O evento contará ainda com a participação da Subsecretária de Cidadania e Economia Criativa, Walkiria Nictheroy no painel “Sustentabilidade e Justiça Social” com Walkíria Nictheroy (Subsecretaria de Cidadania e Economia Criativa de Niterói) junto com o coletivo Favela Verde.