Secretaria de Planejamento lança podcast sobre inovação na gestão pública

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag) lançou, nesta quarta-feira (30), o podcast Minutos de Inovação. Produzido pela Escola de Governo e Gestão de Niterói (EGG) e pelo Laboratório de Inovação de Niterói (LabNit), o podcast apresenta a experiência de servidores sobre projetos inovadores na gestão pública de forma rápida e inspiradora. O lançamento do Minutos de Inovação aconteceu durante o webinário “Inovação no Setor Público”, organizado pelo LabNit.

Na primeira temporada, o podcast Minutos de Inovação terá cinco episódios, cada um com cerca de 10 minutos de duração. Nesta quarta-feira, foi disponibilizado o primeiro episódio, que é sobre o Plano de Capacitação 2022-2023 da Prefeitura de Niterói. O plano tem o objetivo de desenvolver competências estratégicas para os servidores do município. A convidada do primeiro episódio do podcast foi a ex-diretora da EGG-Niterói, Isabela de Jesus.

A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, destacou que o podcast Minutos de Inovação é uma iniciativa que vai dar uma colaboração importante para o aprimoramento das políticas públicas em Niterói.

“Gostaria de agradecer toda a equipe que participou da elaboração do podcast. É uma iniciativa realmente muito inovadora, espero que todos gostem. Os projetos apresentados nesta primeira temporada foram desempenhados de maneira muito primorosa pelos servidores da SEPLAG e ter esse registro no podcast certamente apoiará o desenvolvimento de outros municípios. O LabNit traz para Niterói o engajamento de pensar políticas inovadoras e isso passa por diversas áreas. O podcast é uma destas iniciativas”, afirmou Ellen Benedetti.

Os próximos episódios do Minutos de Inovação serão disponibilizados, sempre às quartas-feiras, no Spotify e em outras plataformas de áudio, e também no canal da EGG-Niterói no Youtube, no link https://www.youtube.com/@EGGNiteroi.

O coordenador do LabNit, Luiz Otávio Monteiro Junior, explicou que a primeira temporada do Minutos de Inovação foi dedicada a projetos da Seplag.

“Foi uma honra participar da elaboração do podcast. A ideia era falar de projetos inovadores em gestão pública de uma forma descomplicada. Que a gente pudesse valorizar os servidores e facilitar para que os cidadãos entendam o que é inovação no setor público. Partimos da premissa de que inovação não acontece só com tecnologia. O podcast lança a primeira temporada com cinco episódios sobre projetos da Secretaria de Planejamento”, concluiu Luiz Otávio Monteiro Junior.

O webinário “Inovação no Setor Público” contou com a participação de outras três instituições que desempenham e apoiam políticas públicas inovadoras. Vanessa Campagnac, representante do Instituto REPÚBLICA.ORG apresentou o projeto República em Dados; Adriana Ligiéro do Gnova Lab (Laboratório de Inovação em governo da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP) contou como foi a experiência de aplicação do pensamento ágil em processos de planejamento governamental implementado no governo federal; já Letícia Bernardo, do Irislab (Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará), explicou o processo de elaboração da primeira Lei de Linguagem Simples do mundo, aprovada no Estado do Ceará. O webinário está disponível no canal do Youtube do EGG youtube.com/@EGGNiteroi.