Tropa Mirim da Guarda Municipal de Niterói participa do desfile de 7 de Setembro
O tradicional desfile de 7 de setembro de Niterói voltará a contar com a participação especial da Guarda Mirim de Niterói. Os pequenos e pequenas, capazes de arrancar sorrisos e aplausos enquanto desfilam vestidos com o uniforme da Guarda Civil Municipal, estarão de volta às comemorações do dia da Independência do Brasil, que acontecem tradicionalmente, em Niterói, na Avenida Ernani do Amaral Peixoto. O Pelotão Mirim deve desfilar com cerca de 40 crianças.
Além de aprenderem Ordem Unida e cânticos dos hinos nacionais e municipais, o projeto contempla aos participantes aulas de música, educação física, jiu-jitsu, informática, passeios e muitas outras atividades. O projeto da Academia da Guarda possui 03 turmas e as atividades são divididas pelas faixas etárias: GM01, de 0 a 6 anos: GM02, de 07 a 11 anos: GM 03 de 12 a 17 anos.
O Grupo Guarda Mirim de Niterói tem hoje cerca de 80 crianças e jovens entre dois e 17 anos que participam de um trabalho socioeducativo voluntário ministrado por guardas municipais. O grupo existe há cerca de cinco anos e atualmente oferece, de forma gratuita, atividades educativas, recreação e jiu-jitsu aos sábados pela manhã.
O Projeto Sócio Educativo “Guarda Mirim de Niterói”, idealizado e Coordenado pelo subinspetor Marcelo Xavier, conta com apoio de guardas municipais.
“Iniciamos esse trabalho há cinco anos só para filhos de guardas municipais, e ampliamos o projeto a pedidos de moradores. Nós também falamos sobre disciplina e civismo, entre outras coisas que farão muita diferença na vida deles”, disse Marcelo Xavier, inspetor e orientador do grupamento mirim.
Arthur Victor, hoje com seis anos, tem orgulho de ser um dos guardas mirins e gosta de ser chamado de Inspetor Geral Mirim. Já considerado um veterano no desfile de sete de setembro, sua estreia aconteceu com apenas um mês, no colo da mãe.
“Ele já é um entusiasta. Quero mostrar para o meu filho a importância do meu trabalho na guarda. As crianças precisam de boas referências. A Guarda Mirim de Niterói tem, como valores principais, o amor, o civismo e o respeito ao próximo”, explica a guarda municipal Fátima Guimarães.
Desfile Guarda Civil Municipal – Além da garotada, a Guarda Civil Municipal participará do desfile Cívico com cerca de 200 agentes. Diversas coordenadorias estarão representadas na Amaral Peixoto dentre Elas: Coordenadoria de Ações Táticas (CAT) , Patrulha Escolar , Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) , Coordenadoria de Trânsito (CT) e Coordenadoria de Apoio ao Serviço Social (CASS).
A Guarda também desfilará com motos, viaturas e quadriciclos.
Esquema de trânsito
A Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) organizou o esquema de trânsito para os desfiles cívicos do Dia da Independência, no dia 7 de setembro. Durante todo o período, haverá operadores para orientar o tráfego nos locais.
Serão interditadas as vias Av. Jansen de Mello, pista sentido Icaraí; Av. Marquês do Paraná, pista sentido Icaraí; Av. Ernani do Amaral Peixoto; R. Cel. Gomes Machado, no trecho compreendido entre a R. Visconde de Sepetiba e a Av. Marquês do Paraná; R. Evaristo da Veiga; R. Senador Nabuco e R. Marquês de Olinda, no trecho compreendido entre a R. Eusébio de Queirós e a R. Cel. Gomes Machado no período de 6h às 13h.
O tráfego de veículos em uma faixa de rolamento no lado direito de circulação de veículos da Avenida Ernani do Amaral Peixoto, em frente à Câmara Municipal, também será interditado no dia 7, das 4h às 6h, para a montagem da estrutura de palco.
Durante o período de 6h às 13h, apenas poderão entrar e estacionar na área delimitada os ônibus que transportarão os participantes civis e militares. Os demais veículos serão bloqueados nas vias R. Barão do Amazonas, no trecho compreendido entre a R. Mal. Deodoro e a R. Cel. Gomes Machado; R. Visconde De Itaboraí, no trecho compreendido entre a R. Cel. Gomes Machado e a R. Mal. Deodoro; Avenida Ernani do Amaral Peixoto, trecho entre Rua Visconde do Itaboraí e Avenida Visconde do Rio Branco; R. São Pedro, no trecho compreendido entre a R. Visconde de Itaboraí e a R. Barão do Amazonas; Av. Visc. do Rio Branco, nas vagas ao lado da Concha Acústica e R. Dr. Celestino, nas vagas ao lado do antigo Fórum.
Na quinta (7), ainda haverá desvio em alguns trechos do Centro. O trânsito de veículos oriundos da zona sul, que vão em direção ao Centro, será desviado para o Ponto Cem Réis através da R. São Lourenço e R. Benjamin Constant até a Av. Feliciano Sodré. Os veículos oriundos de Icaraí e outros bairros com passagem pelo Ingá e Centro que se destinem à Alameda, poderão acessar a Av. Feliciano Sodré, a partir da Av. Rio Branco. Serão desviados também os ônibus que se dirigem à zona sul pela Av. Marquês do Paraná, para a Av. Feliciano Sodré e para a R. Marquês de Caxias, respectivamente, para que os mesmos acessem a Av. Visconde do Rio Branco, retornem no Terminal Sul e acessem a R. da Conceição. Os ônibus que passam pela R. Mal. Deodoro passarão, excepcionalmente, pela Av. Feliciano Sodré. Assim como o trânsito de veículos de passeio serão encaminhados da R. Marechal Deodoro para a R. Saldanha Marinho.
O estacionamento em alguns trechos estarão proibidos a partir das 21h desta quarta-feira (6) até às 13h do dia do desfile. Os veículos não poderão ficar estacionados, neste período, na Rua Marquês de Caxias no trecho entre a Rua Visconde de Itaboraí; Av. Rio Branco e na Rua São João, no trecho entre a Rua Visconde de Itaboraí e Av. Rio Branco; e na Rua Coronel Gomes Machado, trecho entre a R. Visconde de Sepetiba e a Av. Marquês do Paraná que será utilizada para o estacionamento de viaturas dos militares da reserva do exército que integrarão o comboio do desfile militar.
Já na Av. Ernani do Amaral Peixoto, o estacionamento está proibido desde às 8h desta quarta-feira (6), no lado direito de circulação de veículos nos trechos onde há permissão, para a montagem das estruturas em frente à Câmara Municipal e o gradeamento da Av. Ernani do Amaral Peixoto.