Estudantes da Rede Municipal de Niterói assistem espetáculos sobre educação ambiental

Estudantes da Rede participaram de apresentações de teatro sobre o mar e o meio ambiente. Os espetáculos aconteceram na última terça-feira (12). Na parte da manhã, as Unidades de Educação Infantil (UMEIs) Vale Feliz e Paulo César Pimentel assistiram a peça “Sobre o Mar”, do projeto ECOARTE, no auditório da Escola Municipal Francisco Portugal Neves. Já na parte da tarde, as crianças das escolas municipais André Trouche, Paulo Freire, Noronha Santos e Alberto Francisco Torres assistiram a “Na Teia das Águas”, da Companhia Brasileira de Mysterios e Novidades, no Teatro Popular Oscar Niemeyer.

No auditório Ariano Suassuna, na Escola Municipal Francisco Portugal Neves, a atividade fez parte de uma parceria entre a escola e o projeto ECOARTE, responsável pelo espetáculo “Sobre o Mar”, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

A peça levou as crianças para uma viagem ao fundo mar e ensinou de forma lúdica sobre os animais marinhos e sobre a nossa relação com o ambiente aquático. Os pequenos aprenderam sobre as orcas, os tubarões e os seus hábitos. A pequena Maria Rita, da UMEI Vale Feliz, disse que gostou muito da peça:

 “A parte que eu mais gostei foi a das orcas, porque é um dos meus animais marinhos favoritos”, contou  Maria Rita.

O projeto ECOARTE atende mais de duas mil crianças com peças e atividades gratuitas para várias idades, inclusive estudantes do Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades contam com áudio descrição, intérprete de libras e demais aparatos de acessibilidade quando necessário, para que todas as crianças possam participar.

As professoras dos GREIs 2A, 4C E 5B estão trabalhando o projeto “Niterói 450 Anos”, e vão utilizar a peça para agregar no projeto pedagógico. Depois do espetáculo, elas continuarão trabalhando o fundo do mar com músicas, contação de histórias, escrevendo pequenos textos sobre a peça e a experiência de ir ao teatro.

No Teatro Popular Oscar Niemeyer, na parte da tarde, os estudantes das escolas municipais André Trouche, Paulo Freire, Noronha Santos e Alberto Francisco Torres, curtiram o espetáculo “Na Teia das Águas”. A atividade fez parte da programação do Mês da Mobilidade Urbana, promovido pela Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), e os pequenos se divertiram com os personagens e as canções. Foi uma forma lúdica de aprender sobre os oceanos e o meio ambiente.

Júlia Cárdenas, produtora da peça, contou que o projeto nasceu no setor educativo do Teatro Popular Oscar Niemeyer.

“Eu, como coordenadora, criei junto com a ONG Coral Vivo um espetáculo baseado no livro de Roseana Murray e Bia Hetzel, A Teia das Águas. É maravilhoso fazer parte deste trabalho”, considera Júlia Cárdenas.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support