Secretaria do Meio Ambiente já recebeu mais de 800 inscrições de voluntários para o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias

Neste sábado (16), amantes da natureza se reunirão para chamar a atenção sobre a necessidade de preservar e cuidar o meio ambiente: o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, o Clean Up Day. Diversas atividades estão programadas e os niteroienses adultos, jovens, crianças e idosos podem participar. Após as ações haverá um grande evento de conscientização na Praça do Rádio Amador, em São Francisco. As atividades de limpeza acontecerão entre 8h e 10h30, em 13 pontos da cidade, incluindo praias da Baía e Região Oceânica.

Este ano uma das novidades será uma máquina específica, destinada à coleta de embalagens pós-consumo, incluindo alumínio, vidro, plástico, aço, longa vida e PET, que estará presente na Praça do Rádio Amador, além de limpeza na praia do Morro do Morcego com a participação dos grupos de Canoa Havaiana, Hoa Aloha, Eco Paddle e Calango.

Na edição de 2023, Niterói marcará presença mais uma vez nos seguintes locais: Praia do Sossego, Camboinhas, Itacoatiara, Itaipu, Piratininga, Prainha de Piratininga, Boa Viagem, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba, Lagoa de Piratininga e Morro do Morcego. O evento de conscientização na Praça do Rádio Amador acontecerá de 9h às 15h, com programação para todas as idades, incluindo: oficinas, atividades esportivas, exposições de produtos sustentáveis e doação de mudas. As 11h30 acontecerá um show com Gira Saia.

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Humanos e Sustentabilidade de Niterói reitera que basta estar identificado com as questões ambientais e querer contribuir com um mundo livre de resíduos para participar como voluntário. A ação do Clean Up Day em Niterói conta com os seguintes parceiros e apoio: Águas de Niterói, Sesc, Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Plaza Shopping, Grupo Alma Quiosque Itacoá, Itacoatiara-Pró e Fundação de Artes de Niterói (FAN).

Estão previstas atividades de limpeza mental, com a prática de yoga e meditação guiada, e de educação ambiental para adultos e crianças, com oficina de confecção de brinquedos com material reciclável e roda de conversa. Estão programados ainda recolhimento de lixo eletrônico, doação de tampinhas, doação de lacre e cartela de remédios para compra de cadeira de rodas e coleta de óleo vegetal; além de atividades culturais como a Feira Arte do Lixo (venda de produtos de arte e artesanato feitos a partir de materiais reaproveitáveis) e shows com artistas niteroienses.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias tem a participação de outros órgãos da Prefeitura de Niterói, como a Clin e secretarias regionais, além de entidades educacionais, representantes da sociedade civil, ONGs e empresas da cidade.

“Não se trata apenas de mutirões de limpezas, mas de uma rede forte e única de agentes que compartilham a visão de um mundo livre de resíduos. Durante os últimos anos, comprometida em garantir o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e sadio a todos, a secretaria tradicionalmente participa desta ação anual, que ocorre em vários países ao redor do mundo”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Rafael Robertson.