Prefeitura de Niterói festeja 115 anos do Campo de São Bento

O Campo de São Bento completou nesta sexta-feira (22) 115 anos. Para comemorar, a Prefeitura de Niterói preparou uma comemoração especial, que começou com a apresentação do projeto Aprendiz Musical.  A programação se estenderá ao longo deste final de semana. 

A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, esteve no local para festejar o aniversário do parque, que é o principal jardim público da cidade. 

“Eu acredito que foram 115 anos muito bem vividos do nosso Campo de São Bento! Este equipamento é a memória afetiva de toda a população de dentro da cidade e de muita gente de fora daqui também. Por isso, todo investimento no Campo tem um retorno incomensurável!”, destacou Dayse Monassa.  

A médica Amanda Loféu, de 31 anos, prestigiou o evento com a filha Aurora, de 1 ano. 

“Eu moro aqui perto, e estou sempre aqui no Campo. Fico feliz em ver que a Prefeitura está produzindo esse tipo de evento, que estimula a cultura, a música, a dança, a arte! Fico contente de ver também tantos jovens investindo no caminho da música, que é tão importante”, declarou.

O Aprendiz Musical também se apresentará no sábado (23), às 10h, no Coreto, e às 16h30, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Considerado um dos maiores programas de desenvolvimento social através da arte no país, o Aprendiz atende 2,1 mil jovens em Niterói que têm aulas gratuitas de iniciação musical, prática de instrumentos de cordas, sopros e percussão, e canto e coral. 

Outra atração será o plantio de mudas de diversas espécies no Campo de São Bento. Em busca de mais diversidades frutíferas no local, serão plantadas mudas de pitomba, longana, goiabeira, carambola, grumixama e sapoti. Serão distribuídas ainda cerca de 50 mudas de areca. 

Entre outras autoridades, estava presente a subsecretária da SAE, Mariana Zornanelli. 

Sobre o Campo – O nome oficial do Campo de São Bento é Parque Prefeito Ferraz. A área integrava um imenso território que, em meados do século XVII, pertenceu aos monges beneditinos. Em 1908, foi finalmente urbanizado segundo projeto do engenheiro paisagista belga Arséne Puttemans. Em 2020, o Campo passou por intervenções de paisagismo seguindo o projeto original. 

O espaço, que tem cerca de 36 mil metros quadrados, está no coração do bairro de Icaraí, na zona sul da cidade. O Campo abriga um pequeno parque de diversões e, nos finais de semana, uma grande feira de artesanato. Nele, funcionam o Grupo Escolar Joaquim Távora, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno e o Jardim de Infância Júlia Cortines. O espaço oferece inúmeras atrações como retreta, encontros do Clube do Curió, exposições, lançamentos de livros, shows, cursos e apresentação de filmes e vídeos.

Foto: Alex Ramos

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support