Niterói vai certificar empresas com boas práticas em neutralização de Carbono

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Clima e da Controladoria Geral do Município, vai reconhecer o trabalho de 33 empresas com o Certificado de Boas Práticas em Neutralização de Carbono durante o Fórum do Clima na cidade, encontro Pré-Cop28. O evento acontece na próxima quinta-feira (5), a partir das 8h30, no Theatro Municipal de Niterói. Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo site: https://forumclimaniteroi.com.br. Os debates serão uma prévia da 28ª Conferência das Nações Unidas (Cop28) sobre Mudanças Climáticas, que acontece no fim de novembro em Dubai.

De acordo com o secretário municipal do Clima, Luciano Paez, durante o evento será realizada uma apresentação onde diversos atores, como a sociedade organizada, as universidades e o setor produtivo serão contemplados.

“No Fórum, vamos repensar as estratégias de planejamento da gestão e organizações de investimentos futuros para uma transição energética justa e necessária que caminhe para uma economia de baixo carbono. O objetivo é que toda a população, em especial os mais vulneráveis, sejam contemplados através de ações e projetos de adaptação da cidade frente aos eventos extremos. Também teremos um espaço dedicado à Certificação de Boas Práticas e Neutralização de Carbono, que é um programa que a Secretaria do Clima desenvolve em parceria com a Controladoria Geral do Município (CGM)”, destaca Luciano.

A realização do Fórum faz parte das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-13) da Organização das Nações Unidas (ONU), que determinam o fortalecimento da resiliência e a capacidade de adaptação aos riscos relacionados ao clima e aos desastres naturais em todos os países, com a inclusão de medidas de combate às consequências das mudanças climáticas nas políticas, estratégias e planos nacionais.

O Fórum do Clima tem como objetivo ser um ambiente de fomento à inovação e à tecnologia, com atenção ao desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ambiental, econômica e social. É um espaço de diálogo, de avaliação de cenários e de construção de rumos, com olhar para a crise climática a partir de políticas públicas, do fomento, principalmente da transição energética e da mobilidade. Além do ODS 13, o fórum vai promover debates de outros pontos importantes como as ODS 7 (Energia Limpa e Acessível), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Programa de Certificação de Boas Práticas em Neutralização de Carbono

O Programa de Certificação de Boas Práticas em Neutralização de Carbono é uma iniciativa da Secretaria Municipal do Clima (Seclima) em parceria com a Controladoria Geral do Município (CGM), que tem como objetivo incentivar empresas e associações a adotarem práticas sustentáveis visando a redução das emissões de gases de efeito estufa. O programa concederá certificados a 33 empresas.

Por meio do programa, a Prefeitura de Niterói busca engajar o setor empresarial e a sociedade organizada nas políticas públicas de sustentabilidade como parte de seu compromisso com o projeto de neutralização de carbono. São cinco categorias, cada uma referente a um Pilar de Gestão: Certificação em Gestão Participativa e Integrada, Certificação em Gestão de Conhecimento, Formação e Comunicação, Certificação em Gestão de Emissões, Certificação em Gestão de Instrumentos e Certificação em Gestão de Pactos e Acordos.

Programação:

8h30: Abertura do Teatro – Credenciamento
9h: Abertura
10h: Painel Temático Políticas Públicas
12h: Painel Temático Ciência e Mudanças Climáticas
13h: Almoço Livre
14h: Painel Temático Agências de Fomento
15h: Painel Temático Transição Energética
16h: Painel Temático Mobilidade
17h: Programa de Certificação de Boas Práticas em Neutralização de Carbono
18h: Encerramento – confraternização

Serviço: Fórum do Clima