Niterói elege 13 delegados para a Conferência Estadual da Juventude

Niterói elegeu seus representantes para a Conferência Estadual da Juventude que acontece no fim de outubro, no Rio de Janeiro, com o tema “Juventude RJ: o futuro se constrói no agora”. Na etapa municipal, promovida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Governo e da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude (CPPJ), foram eleitos os 12 delegados, além da coordenadora que é delegada nata. Os 13 representantes levarão as propostas aprovadas durante a 6ª Conferência Municipal de Juventude, no final de setembro.

A coordenadora do CPPJ, Luisa Assumpção, ressalta a importância da participação dos jovens na construção coletiva de políticas públicas.

“As conferências são importantes momentos do exercício democrático e participação ativa nas decisões e diretrizes políticas. Realizamos este ano a 6ª Conferência Municipal de Juventude de Niterói como etapa da 4ª Conferência Nacional de Juventude. Essa participação é importante para uma efetiva construção coletiva e definição de um plano municipal de políticas de juventude. Foi um dia de debates muito produtivos que definiram as diretrizes que irão pautar nossa ação política para as juventudes e aas propostas prioritárias que serão levadas de Niterói para a Conferência Estadual”.

Com o tema “Reconstruir no Presente, construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, a conferência municipal teve como objetivo geral definir e atualizar a agenda das políticas públicas de juventudes de Niterói, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceitos.

Durante a conferência, estavam presentes participantes credenciados, comissão organizadora (formada pelo Conselho Municipal de Juventude), observadores, secundaristas, universitários, ONGs, movimentos sociais, partidos e coletivos. Mais de 150 jovens participaram dos debates de quatro grupos temáticos principais: Inclusão Social e Dignidade, Empregabilidade e Empreendedorismo, Sustentabilidade e Direito à Cidade e Engajamento Comunitário. Os quatro grupos temáticos agrupavam os 11 eixos de debates: Direito à cidadania e à participação social e política; Direito à educação; Direito à profissionalização, ao trabalho e à renda; Direito à diversidade e à igualdade, Direito à saúde; Direito à cultura; Direito à comunicação e à liberdade de expressão; Direito ao desporto e ao lazer; Direito ao território e à mobilidade; Direito à sustentabilidade e ao meio ambiente; Direito à segurança e ao acesso à justiça.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support