Niterói elege 13 delegados para a Conferência Estadual da Juventude

Niterói elegeu seus representantes para a Conferência Estadual da Juventude que acontece no fim de outubro, no Rio de Janeiro, com o tema “Juventude RJ: o futuro se constrói no agora”. Na etapa municipal, promovida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Governo e da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude (CPPJ), foram eleitos os 12 delegados, além da coordenadora que é delegada nata. Os 13 representantes levarão as propostas aprovadas durante a 6ª Conferência Municipal de Juventude, no final de setembro.

A coordenadora do CPPJ, Luisa Assumpção, ressalta a importância da participação dos jovens na construção coletiva de políticas públicas.

“As conferências são importantes momentos do exercício democrático e participação ativa nas decisões e diretrizes políticas. Realizamos este ano a 6ª Conferência Municipal de Juventude de Niterói como etapa da 4ª Conferência Nacional de Juventude. Essa participação é importante para uma efetiva construção coletiva e definição de um plano municipal de políticas de juventude. Foi um dia de debates muito produtivos que definiram as diretrizes que irão pautar nossa ação política para as juventudes e aas propostas prioritárias que serão levadas de Niterói para a Conferência Estadual”.

Com o tema “Reconstruir no Presente, construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, a conferência municipal teve como objetivo geral definir e atualizar a agenda das políticas públicas de juventudes de Niterói, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceitos.

Durante a conferência, estavam presentes participantes credenciados, comissão organizadora (formada pelo Conselho Municipal de Juventude), observadores, secundaristas, universitários, ONGs, movimentos sociais, partidos e coletivos. Mais de 150 jovens participaram dos debates de quatro grupos temáticos principais: Inclusão Social e Dignidade, Empregabilidade e Empreendedorismo, Sustentabilidade e Direito à Cidade e Engajamento Comunitário. Os quatro grupos temáticos agrupavam os 11 eixos de debates: Direito à cidadania e à participação social e política; Direito à educação; Direito à profissionalização, ao trabalho e à renda; Direito à diversidade e à igualdade, Direito à saúde; Direito à cultura; Direito à comunicação e à liberdade de expressão; Direito ao desporto e ao lazer; Direito ao território e à mobilidade; Direito à sustentabilidade e ao meio ambiente; Direito à segurança e ao acesso à justiça.