Gestores de Saquarema visitam Niterói para conhecer experiência de interação com a população via Colab

A bem-sucedida experiência da Prefeitura de Niterói com o uso do Colab foi apresentado para gestores do município de Saquarema, que estiveram na cidade, nesta terça-feira (10), para conhecer, na prática, a plataforma que dinamiza a comunicação com a população em busca de soluções para a melhoria da vida na cidade. São solucionadas em Niterói 88% das 170 mil solicitações atendidas pela plataforma. Atualmente a cidade tem 167 mil usuários do aplicativo.

Ao todo, 300 servidores de Niterói estão cadastrados na plataforma para realizar a gestão dos pedidos para as soluções em cada área. Através da plataforma,  já foram realizadas mais de 50 consultas para que a população opine sobre os mais variados temas relacionados a Niterói, somando mais de 95 mil participações.

A apresentação da plataforma foi feita pelo coordenador de comunicação digital e relacionamento com o cidadão de Niterói, Fernando Stern. Da equipe da prefeitura de Saquarema, estiveram em Niterói: Nilson Júnior, secretário municipal de Comunicação e representantes das secretarias de Ordem Pública, Gestão, Animais, Administração e Tributação, Agricultura, e Desenvolvimento Econômico.

“Receber uma grande e representativa delegação de uma cidade que cresce tanto como Saquarema é algo muito positivo para o nosso governo. É a confirmação de que o nossa estratégia de relacionamento com o cidadão e facilitação no acesso aos serviços tem se tornado referência. Vamos apoiar no que pudermos na implantação do Colab e estabelecer outra parcerias que vão ser produtivas para os dois municípios”, explicou Fernando Stern.

Desde abril, foi realizada a integração do Colab com o Sistema de Gestão da Geoinformação do município (SIGeo). O objetivo foi unir duas experiências bem-sucedidas de uso da tecnologia da informação para aperfeiçoar ainda mais a gestão pública e os serviços prestados pelo governo municipal.

As informações do Colab, principalmente demandas e solicitações dos moradores de Niterói, estão disponíveis de forma georreferenciada em um painel no site do SiGeo. Ao entrar no www.sigeo.niteroi.rj.gov.br e clicar na aba “painéis”, o cidadão tem acesso ao painel do Colab.

Foto: Luciana Carneiro