Prefeitura de Niterói realiza o “Dia Delas”

A Prefeitura de Niterói promoveu, neste sábado (21), mais uma edição do “Dia Delas” como parte da programação do Outubro Rosa. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, a atividade, voltada para o público feminino com idade entre 25 e 69 anos, aconteceu das 8h às 17h simultaneamente em policlínicas, unidades básicas de saúde (UBS) do município e unidades do Programa Médico de Família. O Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino realizou exames de mamografia e preventivo. 

No “Dia Delas” foram realizados procedimentos como coleta de preventivo, exame clínico das mamas e solicitação de mamografias quando necessário. Além disso, houve atividade voltada para sífilis, como a realização de teste rápido e ação educativa.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, acompanhou a ação no hospital Gilson Cantarino e conversou com pacientes e funcionários sobre as medidas do município e a importância da prevenção ao câncer. 

“O Dia Delas é mais uma oportunidade para as mulheres acessarem os serviços públicos de saúde e realizarem seus exames preventivos ao câncer. Niterói avançou no combate à doença ao lançar o Programa Niterói Mulher e ampliar os serviços. Hoje zeramos a fila da regulação para as cirurgias de câncer de mama e colo de útero. Não deixe de procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para atendimento e acompanhamento médico”, explicou Anamaria Schneider.

Programa Niterói Mulher – Lançado em outubro de 2021, o Programa Niterói Mulher tem o objetivo de diagnosticar precocemente os casos de câncer e, através das Navegadoras da Saúde, uma parceria com a Fundação do Câncer, agilizar todo o percurso na rede de saúde para que se inicie o tratamento em menos de 60 dias. O objetivo é diminuir os riscos de complicações e mortalidade.

O município realiza as cirurgias de câncer de mama e colo de útero no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino. Desde a primeira cirurgia – que aconteceu no Dia da Mulher, em 8 de março – até setembro, foram realizados mais de 300 procedimentos cirúrgicos. A Secretaria Municipal de Saúde também encaminha pacientes para tratamento de radioterapia ou quimioterapia. 

Mês de conscientização e combate à sífilis – Em outubro também acontece o Outubro Verde, mês de conscientização e combate à sífilis. O terceiro sábado do mês (21) foi a data escolhida para lembrar às pessoas da importância da prevenção.

Niterói oferta em todas as unidades da rede básica de saúde o diagnóstico e tratamento para a sífilis. É importante lembrar do uso do preservativo para prevenir a sífilis e fazer testagem regularmente nas unidades. 

Nesta terça-feira (24), a Secretaria de Saúde vai realizar o 13º Encontro Municipal sobre Sífilis para os profissionais da rede de saúde com o tema: “Integração entre Vigilância em Saúde e Atenção Primária à Saúde: estratégia para eliminação da Sífilis Congênita”. 

Foto: Pedro Conforte

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support