Axel Grael é eleito presidente de comissão permanente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP)

O prefeito de Niterói, Axel Grael, foi eleito, por aclamação, presidente da Comissão Permanente de Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres (CASD) da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) até 2025, nesta terça-feira (24). A CASD tem como objetivo acompanhar, de forma permanente, a pauta de desastres junto aos órgãos responsáveis para promover alternativas, programas e políticas de assistência e enfrentamento desta agenda. A comissão realiza debates e o compartilhamento de experiências entre cidades.

Axel Grael destacou a importância das ações preventivas e da colaboração entre as cidades. O prefeito de Niterói afirmou que assumir a presidência da CASD neste momento é um grande desafio.

“Esse é o grande desafio do tema da Defesa Civil. Todo mundo acha muito importante nas situações de adversidade. O difícil é fazer com que estas ações tenham o mesmo nível de reconhecimento nas situações de normalidade. É justamente na normalidade que você realiza as ações preventivas. Assumir agora a presidência da comissão é um desafio ainda maior pela situação que vivemos no país. Água de mais no sul, água de menos na Amazônia. A gente precisa ter uma estratégia para que estas ações estejam mais bem consolidadas nas políticas públicas e na legislação nacional. Sempre insistimos em formas de um município ajudar o outro. Lógico que existem ações que o governo federal e os estados têm que executar. Mas a possibilidade de um município colaborar com o outro é uma grande contribuição”, explicou Axel Grael.

A prefeita de Francisco Morato (SP), Renata Sene, foi escolhida vice-presidente da CASD. Ela foi a presidente desde a criação da comissão, em março de 2022. Na reunião online que definiu presidente e vice, a CASD estabeleceu um modelo de governança com coordenações temáticas e regionais.

O secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros, ressaltou que a escolha do prefeito Axel Grael para ser o presidente da CASD é um reconhecimento ao trabalho realizado em Niterói.

“O prefeito Axel Grael tem se destacado há muito tempo nesta temática de ações preventivas e de preparação para desastres. Ele se colocou em uma posição de destaque em nível nacional. A Defesa Civil de Niterói teve condições de atender outros municípios e prestar o apoio necessário em momentos complicados. Essa comissão foi criada pela Frente Nacional de Prefeitos por uma ação de Niterói quando estávamos atendendo Petrópolis. É um reconhecimento importante. Teremos muito trabalho pela frente apoiando o prefeito na comissão”, afirmou Walace Medeiros.

A próxima reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) está marcada para os dias 28 e 29 de novembro em Brasília.

Fotos: Lucas Benevides