Niterói é destaque em celebração de 10 anos do Colab

A Prefeitura de Niterói foi um dos destaques do evento que celebrou os 10 anos do Colab, em São Paulo, nesta terça-feira (24), que reuniu gestores públicos de diversas regiões do Brasil. É por meio da plataforma de gestão colaborativa, numa parceria que começou em 2013, que Niterói mantém um relacionamento mais próximo com os moradores da cidade, que podem contribuir para o desenvolvimento do município. O Colab atua em mais de 130 cidades, com cerca de 900 mil usuários cadastrados.

Pelo aplicativo do Colab, a Prefeitura de Niterói tem, hoje, mais de 170 mil usuários cadastrados. Nessa relação entre o poder público e a sociedade, mais de 190 mil demandas foram registradas, com cerca de 90% delas sendo atendidas. Outro exemplo dessa interação, são as 60 consultas públicas realizadas, com mais de 100 mil participações. Durante a pandemia da Covid 19, Niterói fez, por meio do Colab, mais de 120 mil agendamentos para a vacinação.

Para atender às demandas da população de Niterói por meio do Colab, 300 servidores municipais estão cadastrados na plataforma  para realizar a gestão dos pedidos para as soluções em cada área da Prefeitura. Desde abril, a plataforma do Colab  está integrada com o Sistema de Gestão da Geoinformação do município (SIGeo). O objetivo foi unir duas experiências bem-sucedidas de uso da tecnologia da informação para aperfeiçoar ainda mais a gestão pública e os serviços prestados pelo município.

“O Colab é a maior plataforma de participação governamental do país e, para mim, é uma honra falar sobre a ampliação dos espaços de diálogo entre o poder público e o munícipe. Isso é fundamental para nossa democracia e para a melhoria da qualidade das gestões públicas no Brasil”, afirmou o ex-prefeito e atual secretário executivo da Prefeitura de Niterói, Rodrigo Neves, responsável por implantar a parceria com o Colab a partir de seu primeiro mandato, em 2013.

O coordenador de comunicação digital e relacionamento com o cidadão de Niterói, Fernando Stern, que também esteve no evento, explica que o Colab é uma ferramenta muito importante para a definição de políticas públicas.

“O Colab foi fundamental em vários cases de sucesso da Prefeitura. Ele é a principal ferramenta de envolvimento do cidadão com a gestão”.

Além de Rodrigo Neves, que palestrou durante o evento, e Fernando Stern, estiveram presentes na cerimônia a secretária de Conservação e Serviços Públicos de Niterói (Seconser), Dayse Monassa, a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), Ellen Benedetti, e a subsecretária e gerente de relacionamento com o cidadão, Mariah Araujo.