Prefeitura assina Pacto pela Inovação de Niterói

O prefeito de Niterói, Axel Grael, assinou, nesta sexta-feira (24), o Pacto pela Inovação do município. O Pacto é um compromisso público, de livre adesão, que tem o objetivo de fortalecer o Ecossistema Local de Inovação de Niterói com a participação do município, empresas, organizações não governamentais, universidades, escolas técnicas e outros segmentos da cidade envolvidos com as áreas de tecnologia e inovação. A assinatura do Pacto ocorreu no Centro Universitário La Salle, durante a sétima edição do Startup Business 2023, evento organizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação do Rio de Janeiro (Assespro-RJ).

O prefeito Axel Grael destacou que Niterói tem alcançado grandes avanços em ciência, tecnologia e inovação. Ele afirmou que a assinatura do Pacto é mais um passo para a cidade atingir todo o seu potencial nestas áreas.

“É importante que os avanços em tecnologia e inovação sejam processos coletivos, inclusivos e participativos. Ações coletivas são essenciais. Precisamos de diferentes atores. É fundamental trabalharmos pontos de convergência. Niterói tem um potencial enorme em ciência, tecnologia e inovação. A área de inovação, hoje, é a terceira em arrecadação de ISS em Niterói. Temos feito o nosso trabalho para estruturar o Ecossistema de Inovação da cidade. Se esse Ecossistema funcionar, isso potencializa vários elementos e a economia de Niterói. A assinatura do Pacto pela Inovação é um passo para construir uma cidade mais próspera”, afirmou Axel Grael.

O Ecossistema Local de Inovação de Niterói possui cinco áreas prioritárias: Saúde; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Economia do Mar; Transição Energética e Descarbonização; e Economia Criativa.

A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valéria Braga, ressaltou que o Pacto pela Inovação de Niterói é uma conquista coletiva. “O Pacto é um movimento que visa mobilizar, alavancar e fortalecer o Ecossistema Local de Inovação com o propósito de transformar Niterói em uma referência de cidade mais humana, inteligente e sustentável por meio da educação, do empreendedorismo e da inovação. O Pacto também vai firmar as bases de colaboração entre os participantes e inicia com a visão, a missão, os valores e os propósitos do Ecossistema de Inovação de Niterói”, explicou Valéria Braga.

O coordenador de Trabalho, Emprego e Renda, Brizola Neto, afirmou que o Pacto é um caminho para melhorar ainda mais as condições para se empreender em Niterói. “Niterói já tem um ambiente favorável para empreendedores. Esse trabalho de articulação entre poder público, iniciativa privada, universidades e outros setores é muito importante para criar o melhor cenário para atrair empresas de tecnologia. É a economia do futuro”, disse Brizola Neto.

Além do prefeito Axel Grael, da secretária Valéria Braga e do secretário Brizola Neto, participaram da assinatura do Pacto pela Inovação de Niterói o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega; o reitor do Centro Universitário La Salle, Jardelino Menegat; o diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Luiz Fernando Silva Caldas; a coordenadora do Sebrae Leste Fluminense, Juliana Marinonio; além de outros representantes do Sebrae, do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, da Assespro e de startups.

Foto: Bruno Eduardo Alves