Niterói está próxima de lançar Guia de Serviços Digitais e Direitos Humanos

Niterói está mais perto de ser a primeira cidade do Rio de Janeiro a ter um Guia de Serviços Digitais e Direitos Humanos. O documento será essencial para formação e treinamento de gestores e equipes da Prefeitura, além de ser um guia para disseminação de boas práticas sobre serviços digitais e direitos humanos para outros municípios. A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), responsável pela elaboração do guia, realizou uma oficina – em parceria com o Laboratório de Inovação de Niterói (LabNit) e o InternetLab – voltada para servidores municipais envolvidos em serviços digitais ou atendimento online.

“Essa iniciativa de pensar serviços digitais aliado à inclusão é a única forma para conseguir avançar na universalidade da prestação dos serviços públicos. A Prefeitura de Niterói está evoluindo e se tornando uma referência em transformação digital, com 100% dos processos abertos digitalmente e mais de 25% dos serviços municipais eletrônicos. A inclusão social e digital é uma preocupação constante. Por isso, estamos sempre atentos a esta questão durante a elaboração das políticas públicas”, destacou Isadora Modesto, secretária em exercício da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag).

O Guia de Serviços Digitais e Direitos Humanos, uma parceria entre a Prefeitura de Niterói, o InternetLab e a ONU-Habitat, está previsto para ser lançado em fevereiro de 2024. A oficina foi ministrada pelo InternetLab, uma organização de pesquisa com foco na interseção entre internet e Direitos Humanos. Durante o encontro, os participantes realizaram uma dinâmica para refletir sobre dificuldades e possíveis soluções em quatro eixos temáticos: serviços digitais e acesso à internet; diversidade, maturidade digital e acessibilidade; privacidade e proteção dos dados; e transparência. As propostas desenvolvidas serão fundamentais para a elaboração do guia.

“Os governos locais precisam estar atentos aos impactos e riscos que a tecnologia pode representar aos direitos da população. Serviços públicos digitais devem servir para desburocratizar a administração pública; derrubar barreiras de linguagem e acesso; e respeitar os direitos das as pessoas. O guia busca chamar atenção para esses pontos e poderá ser replicado para outras prefeituras”, explicou Daniel Gaspar, diretor de Serviços Digitais da Seplag.

A concepção do guia para Niterói teve início durante o programa “Cidades e Direitos Digitais”, uma iniciativa liderada pela ONU-Habitat, o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), e a UNIT (consultoria especializada em desenho de serviços). O programa visava oferecer oficinas e mentorias para Niterói, Medellín e Cidade do México. As oficinas promoveram a troca de experiências sobre direitos digitais, participação social, desenho de serviços e privacidade de dados. As mentorias foram conduzidas separadamente com as equipes das cidades, com o objetivo de desenvolver planos de ação para a implementação de iniciativas relacionadas aos direitos digitais.

Foto: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support