Aprendiz Musical encerra o ano com grande concerto para as famílias dos alunos

Com um repertório que passou por Tom Jobim, Villa-Lobos e Tim Maia, musicistas do projeto Aprendiz Musical celebraram neste sábado (9), num grande concerto para suas famílias, o encerramento das aulas de 2023. As apresentações das orquestras, no Clube Canto do Rio, no Centro, tiveram a participação de mais de 300 alunos do programa, uma iniciativa da Prefeitura de Niterói viabilizada por meio da Secretaria de Ações Estratégicas e Economia Criativa (SAE), em parceria com a Secretaria de Educação (SME).

O evento contou com a presença do prefeito Axel Grael e marcou o último encontro do ano dos jovens. Foi uma forma de festejar as conquistas do Aprendiz Musical: o projeto saltou de 2 mil e 500 inscritos em 2022 para 7 mil em 2023. 

“O Aprendiz Musical me orgulha muito. É o maior projeto de música em escolas públicas do país, que hoje dá a muitos jovens a oportunidade do diálogo entre eles e a chance de um futuro promissor no universo das artes”, destacou Axel Grael.  

O projeto entrará em 2024 com novidades. A expansão do Aprendiz Musical é uma meta da Prefeitura, que inaugura no primeiro semestre do ano que vem as sedes da Zona Norte, no Bairro Chic (Fonseca), e do Centro, no histórico casarão Norival de Freitas. Também em 2024 serão iniciadas as obras da sede da Região Oceânica, na entrada da comunidade de Bonsucesso, próximo ao trevo de Piratininga.

“Hoje o Aprendiz Musical funciona em parceria com o centenário Conservatório de Música de Niterói, que serve como base para alunos se aprofundarem no aprendizado, e numa outra sede no Centro, onde eles têm aulas com instrumentos. Essas duas sedes mudarão de endereço com a inauguração das novas casas, que serão pequenos centros culturais, com auditório e local para concertos. Na sede da Zona Norte, ainda haverá um estúdio para gravações”, adiantou André Diniz, secretário de Ações Estratégicas e Economia Criativa. 

O Aprendiz Musical foi criado em 2001 e inclui iniciação musical e prática de instrumentos de cordas, sopros e percussão e também de canto e coral. O projeto está presente em toda a rede municipal de ensino e oferece aos musicistas apoio psicológico e de assistência social e ainda curso de pré-vestibular. Ao longo do ano, além das aulas, os jovens integram atividades de intercâmbio e workshops, inclusive com representantes internacionais da área da música. Quando estudantes da rede municipal não preenchem todas as vagas, a Prefeitura lança editais para outros jovens, que precisam ter até 24 anos.

Interessados em participar do programa podem procurar os professores do Aprendiz nas escolas municipais ou acompanhar a abertura de inscrições no site www.aprendizmusical.com.br.

Foto: Bruno Eduardo Alves

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support