Hospital Municipal Carlos Tortelly, em Niterói, realiza festa de Natal para as crianças

O Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT) realizou a tradicional confraternização de Natal para as crianças e adolescentes que recebem atendimento no Serviço de Atenção Especializada de HIV/Aids. A festa aconteceu no Ciep Anísio Teixeira, no Fonseca. O Hospital é referência no tratamento das crianças com vírus HIV positivo.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, explicou que ações como essa têm um resultado muito positivo. “Desenvolver esse tipo de confraternização proporciona acolhimento, aumentando o vínculo dos profissionais com as crianças e suas famílias, o que é fundamental para o resultado do trabalho assistencial”, explicou Anamaria Schneider.

Diversas atividades voltadas aos pequenos marcaram a festa. Pintura livre com tinta guache, gincanas e brincadeiras como bingo, cama elástica e dança da cadeira. O chefe do setor de rouparia do HMCT, Marcio Jose da Costa Garios, representando a figura do Papai Noel, distribuiu abraços e presentes para a felicidade da garotada.

De acordo com o diretor geral do HMCT, Ubiratan Moreira Ramos, a confraternização de Natal ocorre todos os anos e faz parte da ação de humanização da unidade. “A confraternização de Natal proporciona um momento de alegria e bem-estar dentro de uma unidade hospitalar. Isso é muito importante para os pacientes e seus familiares, além dos profissionais de saúde”, destacou o diretor. 

A diarista Ana Cláudia Dorneles, avó de uma paciente de dois anos, participou pela segunda vez da confraternização e agradeceu à equipe do HMCT. “Eu adorei a festa e gostaria de agradecer a todos pelo tratamento que eu e minha neta recebemos durante o ano todo no hospital, sempre com muito carinho e com muito amor. Isso faz toda a diferença”, elogiou Ana Cláudia.

Segundo a coordenadora do Serviço de Atenção Especializada, Myllena Mattos, 85 crianças recebem acompanhamento ambulatorial no hospital e são atendidas por uma equipe formada por médico infecto-pediatra, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicóloga, fisioterapeuta e nutricionista.

Atendimento – Em Niterói, pessoas portadoras de HIV/Aids contam com ampla assistência e tratamento. O HMCT é a unidade referência para internação de adultos. O local possui enfermaria exclusiva com médico infectologista de plantão 24 horas e oferece atendimento ambulatorial para adultos, crianças e adolescentes. 

Para atendimento ambulatorial de adultos, a população soropositiva conta com a Policlínica Regional Sérgio Arouca; Policlínica Regional do Barreto; Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva; Policlínica Regional da Engenhoca; Policlínica Regional do Fonseca e Hospital Azevedo Lima (HEAL) realizam atendimento apenas do público adulto. Já a Policlínica Regional do Largo da Batalha, Regional de Itaipu e o Hospital Universitário Antônio Pedro atendem também crianças e adolescentes. Gestantes HIV positivo têm atendimento em qualquer um dos SAE existentes, caso haja existência de risco obstétrico causado por outros agravos à saúde das gestantes, elas poderão ser encaminhadas para a Policlínica de Especialidades da Saúde da Mulher Malu Sampaio.

Foto: Divulgação
  

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support