Prefeitura de Niterói executa obras de macrodrenagem do Barreto e Engenhoca

A Prefeitura de Niterói está realizando obras para implantação de redes de drenagem nos bairros do Barreto e na Engenhoca com o objetivo de melhorar a eficiência da captação e escoamento das águas pluviais na região norte da cidade. A intervenção se estende por 4,6 quilômetros. O investimento total será de aproximadamente R$ 76 milhões, com prazo de execução de 24 meses.

A rede de drenagem começa na Rua Vereador José Vicente Sobrinho, avança próximo ao Colégio Pedro II, em paralelo à Rua General Castrioto, e desemboca na Baía de Guanabara, em outra rede que está sendo construída ao lado do Cemitério Maruí. A obra é realizada pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa).

“Essas intervenções são uma maneira de compensarmos características naturais dessa região. Antes de se tornar uma área urbana, esse local era composto por manguezais e pântanos e, ainda hoje, o terreno é mais baixo do que os arredores. Dessa forma, esse espaço é mais propício a inundar mesmo com pouco tempo de chuva forte. Para solucionar essa situação, mapeamos e identificamos trechos que vão ser ampliados significativamente com a construção de galerias. Em complemento, criaremos uma nova rede de microdrenagem nas ruas que levam para essas galerias maiores para controlar o fluxo de escoamento de toda a água”, explica o prefeito Axel Grael.

Nesse início, os trabalhos ocorrem no cruzamento entre a Av. Dr. Renato Silva e a Rua Vereador José Vicente Sobrinho, envolvendo a construção do sistema de desague de toda a drenagem da Engenhoca. Além da instalação das redes, as vias impactadas pelas obras receberão nova pavimentação e requalificação das calçadas.

“O atual sistema de captação de águas pluviais da região é considerado obsoleto, apresentando vazão insuficiente para a demanda atual. Com a execução das obras, serão instaladas novas galerias de drenagem, com dimensões que podem chegar a seis metros de comprimento por três de altura”, afirma o presidente da Emusa, Antonio Lourosa.

Confira, a seguir, os trechos e ruas incluídas nas obras:

 Trecho 1 – Microdrenagem Engenhoca
– Rua Daniel Torres
– Rua Ver. José Vicente Sobrinho

Trecho 2 – Microdrenagem Barreto
– Rua Presidente Craveiro Lopes
– Travessa Madame Pacheco
– Rua General Castrioto

Trecho 3 – Microdrenagem Barreto
– Rua Presidente Craveiro Lopes
– Rua Maestro Vila Lobos
– Rua General Estilac Leal
– Rua Américo Vanique
– Rua Salgado Filho
– Rua Alan Kardec
– Rua Galvão

Macrodrenagem Barreto

– Rua Presidente Craveiro Lopes
– Rua Assis Vasconcelos
– Rua General Castrioto

Foto: Leonardo Simplício

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support