Artista portuguesa visita Parque Orla de Piratininga e o Parque da Cidade

A artista portuguesa Bela Silva visitou, nesta sexta-feira (05), o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP) e o Parque da Cidade. A artista esteve nos dois parques acompanhada do prefeito de Niterói, Axel Grael, da coordenadora do Programa Pro Sustentável, Dionê Marinho Castro, e do presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), André Bento.

A partir deste sábado (06), Bela Silva vai expor pela primeira vez no Brasil, no Museu de Arte Contemporânea – MAC Niterói. A mostra “Caminho Tropical” reúne quatro grandes painéis de azulejos, cada um medindo 4 metros de comprimento por 1,80 metro de altura, além de grande conjunto de esculturas, cerâmicas e desenhos, para uma ode à fauna e à flora. Após a temporada, em junho, um dos painéis será instalado no Centro Eco-cultural do Parque Orla de Piratininga.

O prefeito Axel Grael destacou que a visita da artista portuguesa aproxima a arte e a cultura da questão ambiental.

“Ela é uma artista importante de Portugal. Vai expor aqui no MAC. Fomos ao Centro Eco-Cultural do Parque Orla de Piratininga porque ela ofereceu uma das obras dela para ficar em definitivo em Niterói e esta obra vai ficar no Centro Eco-cultural. O Centro Eco-cultural vai ser um ponto para eventos, exposições e para as pessoas terem informação sobre a Lagoa de Piratininga. É muito importante vincular a questão ambiental com a questão cultural e as artes. A doação da Bela é muito bem vinda para a cidade”, afirmou o prefeito.

A artista portuguesa ressaltou a relevância do projeto do Parque Orla de Piratininga.

“O que foi feito lá é um exemplo para todas as pessoas. É incrível o aproveitamento da natureza. Sobre o meu trabalho, as pessoas sempre perguntam o que me inspira. As pessoas querem entrar na cabeça do artista. A minha temática são realmente a natureza e os animais. Não é um olhar rápido. Tem muita observação”, explicou Bela Silva.

O Parque Orla Piratininga é o maior projeto de soluções baseadas na natureza do país. Ele protege o meio ambiente, trata as águas dos rios e de escoamento superficial e promove a recuperação de uma área por muitos anos degradada.

O Parque da Cidade teve concluídas obras de melhorias. O objetivo da intervenção foi melhorar a acessibilidade às rampas de contemplação e de voo, revitalizar o paisagismo do local e consolidar o espaço como destino turístico ecologicamente consciente e acessível.

Serviço:
“Caminho Tropical”, de Bela Silva
De 06/04 a 12/05/2024
Local: MAC Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem – Niterói – RJ
Horário: terça a domingo, das 10h às 18h (entrada permitida até 17h30)
Classificação: livre
Valor de ingresso: R$16 inteira / R$8 meia.

Gratuidades: Crianças menores de 7 anos; Estudantes da rede pública (fundamental e médio); Moradores e naturais de Niterói; Servidoras/es públicos municipais de Niterói; Pessoas com deficiência; Visitante que chegar ao museu de bicicleta. Às quartas-feiras a visitação é gratuita.

Meia-entrada: Pessoas com mais de 60 anos; Estudantes de escolas particulares e universidades; ID Jovem: Pessoas de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos que estejam inscritas no CadÚnico; Professoras/es.

Local da venda de ingresso: diretamente na bilheteria do museu (somente pagamento em dinheiro) ou online pelo site Sympla (pagamento via cartão de crédito, PIX ou boleto – este disponível apenas para compras com pelo menos 7 dias de antecedência).

Foto: Alex Ramos

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support