Projeto literário incentiva a interação infantil na UMEI Jacy Pacheco

A UMEI Jacy Pacheco, no Barreto, iniciou nesta terça-feira (16) a VI edição do Circuito Literário. O trabalho desenvolvido pela unidade tem como principal objetivo promover e valorizar a leitura, por meio da “troca-troca” de livros e contação de histórias. O grande diferencial do evento é que os próprios estudantes são os protagonistas e visitam uns as salas dos outros para ler diferentes obras literárias.

Na atividade, os estudantes do Ensino Fundamental visitam os pequenos da Educação Infantil para ler os livros. A iniciativa possibilita que eles pensem na escolha do texto, em como vão ler, para quem vão ler, quais materiais poderão usar, entre outras questões. O circuito ainda auxilia na formação das crianças e jovens, com ampliação do repertório vocabular, emocional, estético e cultural. Nesta edição, todos os textos partilhados trazem, de alguma forma, a discussão sobre o respeito. O assunto será tema do Projeto Educacional Instituinte 2024 da unidade, cujo título é: “Respeitar é preciso!”.

Para a Subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke, promover ações que valorizem a interação, a leitura e literatura é enriquecedor para a formação dos estudantes da Rede.

“Precisamos incentivar as nossas crianças a ler, escrever e imaginar. Poder ler sobre assuntos que eles têm interesse os aproxima ainda mais da literatura, desperta a curiosidade. Isso tudo faz parte de uma alfabetização mais interativa, divertida, e de qualidade”, disse Ana Schilke.

A pedagoga da unidade, Delma Marcelo, destaca que a atividade é muito proveitosa para os alunos:

“O Circuito Literário faz parte da proposta pedagógica da escola e tem como um dos seus principais eixos a oferta de leitura literária cotidiana para as crianças. Ao longo do ano, nós temos essas duas grandes ações: o Circuito Literário, feito com textos que as crianças já trabalharam em sala de aula, além da apresentação dos Projetos Instituintes, marcados para o segundo semestre e que envolve toda a Rede Municipal de Educação”, explicou.

Entre as obras literárias em destaque no evento, está a do cartunista Ziraldo com “O Menino Maluquinho”. A clássica obra infantil de Monteiro Lobato, o “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, também esteve presente nas apresentações.

Foto: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support