Procon Itinerante atende população na Zona Norte até esta sexta-feira (17)

A van do Procon Itinerante, da Prefeitura de Niterói, está estacionada no Barreto, Zona Norte da cidade, nesta quinta (16) e sexta-feira (17). O serviço gratuito de orientação jurídica e orientação sobre direitos do consumidor, denúncias e reclamações, acontece das 10h às 18h, no Complexo Esportivo do Barreto. O projeto é uma parceria das secretarias de Defesa do Consumidor e de Governo, por meio das Administrações Regionais.

O calendário do Procon Itinerante está definido até o mês de setembro. As ações acontecem toda quinta e sexta-feira, sempre das 10h às 18h. Os atendimentos são feitos por dois advogados e um auxiliar administrativo. O veículo é adaptado com mesas, ar-condicionado, computadores, toldo e gerador.

Os principais atendimentos e orientações do órgão atualmente são dívidas adquiridas pelos consumidores, ocasionadas por desemprego e compras feitas por modo online durante a pandemia. A equipe da Secretaria de Defesa do Consumidor já intermediou inúmeros casos, com taxa de 86% de situações resolvidas. Para atendimento, os cidadãos precisam apresentar documento de identificação (identidade e CPF), comprovante de residência e os documentos relativos à reclamação. A população também pode denunciar através dos telefones 2719-3144 ou 2719-3144.

O veículo, doado à Prefeitura de Niterói pelo Ministério Público, tem capacidade para atender até quatro pessoas por vez. A ideia é que a van ajude a levar os serviços do Procon para áreas mais carentes ou de difícil acesso, além de ser usada em ações conjuntas de cidadania com outras secretarias.

A Secretaria de Defesa do Consumidor de Niterói também atende na Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, nº 481, térreo, no Centro.

Calendário do Procon Itinerante nas Regionais para os próximos meses:

16 e 17 de maio – Complexo Esportivo do Barreto
23 e 24 de maio – Praça Asa Delta – Jurujuba

06 e 07 de junho – Macquinho – Morro do Palácio
13 e 14 de junho – Praça Getúlio Vargas – Icaraí
20 e 21 de junho – Horto de Itaipu
27 e 28 de junho – Horto do Fonseca

04 e 05 de julho – Praça Levi Francisco da Cruz Nunes – Largo da Batalha
11 e 12 de julho – Praça Dom Agostinho Benassi – Ponto Cem Réis
18 e 19 de julho – Rua Rui Barbosa, próximo a Caixa Econômica Federal – São Francisco
25 e 26 de julho – 25 – Praça do Coreto – Tenente Jardim / 26 – Praça José Vicente Sobrinho Engenhoca

01 e 02 de agosto – Ao lado Terminal Rodoviário – Centro