A Prefeitura de Niterói está com inscrições abertas para as oficinas de construção do Plano Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (PMCT&I) que tem como principal objetivo definir metas e ações para o desenvolvimento dessas áreas no município. O plano contempla cinco eixos: Educação do Futuro, Desenvolvimento Sustentável, Tecnologias Verdes e Sociais, Cidadania Digital e Conectividade, Gestão Urbana Inteligente e Inovação Aberta e Participativa. O debate será promovido pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI). As inscrições podem ser feitas pelo portal da secretaria (https://abrir.link/OAkXX).

O primeiro PMCT&I foi elaborado em 2013, com publicação em 2014, com vigência de 10 anos. As oficinas têm a finalidade de construir um novo plano que servirá como diretriz para formulação de políticas públicas na área de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para a construção do novo plano, foram planejados cinco eixos para construção coletiva deste documento. São eles:

Eixo 1 – Educação do Futuro – Este eixo propõe incluir ciência, tecnologia e inovação no currículo de todos os níveis educacionais, com foco em empreendedorismo, inovação, pensamento crítico, solução de problemas e habilidades digitais. O objetivo é preparar o cidadão para as demandas do mercado e incentivar uma cultura de inovação contínua.

Eixo 2 – Desenvolvimento Sustentável, Tecnologias Verdes e Sociais – Este eixo propõe promover sustentabilidade por meio de tecnologias verdes, sociais e assistivas, com foco em iniciativas relacionadas ao meio ambiente, energias renováveis, inclusão, equidade social e engajamento comunitário. O objetivo é alinhar a sustentabilidade com os avanços em tecnologia e inovação social.

Eixo 3 – Cidadania Digital e Conectividade – Este eixo propõe ressaltar a necessidade de infraestrutura digital sólida e ampla conectividade como bases para uma cidade inteligente, humana e sustentável. O objetivo é focar em investimentos em redes de alta velocidade e ampliação do acesso à tecnologia, de forma universal e gratuita, em locais públicos, estimulando a pesquisa, inovação e a inclusão digital.

Eixo 4 – Gestão Urbana Inteligente – Este eixo propõe impulsionar o desenvolvimento de soluções inteligentes e inovadoras para desafios urbanos. O objetivo é fomentar a colaboração entre universidades, centros de pesquisa, empresas, sociedade civil e o governo para a promoção de inovações na gestão da cidade.

Eixo 5 – Inovação Aberta e Participativa – Este eixo propõe a criação conjunta de soluções tecnológicas e inovadoras com a colaboração da sociedade civil, empresas, governo e instituições de ensino e pesquisa. O objetivo é fortalecer o ecossistema de inovação da cidade com ações que incentivem os setores produtivos no desenvolvimento de soluções inovadoras para a geração de novos negócios, emprego e renda.

Calendário das oficinas:

Dia 1 – 20 de junho de 2024 – Oficina de construção do PMCT&I – Unilassale/ R. Gastão Gonçalves, 79 – Santa Rosa, Niterói

Dia 2 – 29 de junho de 2024 – Oficina de construção do PMCT&I – UFF Campus Valonguinho/ R. Mario Santos Braga, 30 – Centro, Niterói

17 de julho de 2024 – Plenária Final – Unilassale/ R. Gastão Gonçalves, 79 – Santa Rosa, Niterói.