Prefeitura de Niterói divulga operação especial para o dia de Corpus Christi

A Prefeitura de Niterói organizou uma operação especial para o dia de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (29). A cidade terá funcionamento especial na limpeza, serviços de saúde e interdições em ruas próximas ao local de montagem dos tapetes de sal. O ponto facultativo foi publicado no decreto Nº 15.438/2024, de 24 de maio, e estabelece pausa nas atividades das repartições públicas municipais nos dias 30 e 31 de maio (quinta e sexta-feira), sem prejuízo dos serviços essenciais.

A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) atua antes e depois da montagem dos tradicionais tapetes de sal. As equipes começam a trabalhar antes da montagem, para a preparação do espaço. Durante o período em que as pessoas estão fazendo seus desenhos e homenagens, os trabalhadores ficam no suporte. Após o horário de término, as equipes recomeçam o trabalho com ajuda de maquinários como pá e retroescavadeira, além da lavagem de todo o local. Durante a madrugada, outro grupo de colaboradores faz a manutenção da avenida. A coleta de lixo funcionará normalmente.

As unidades de saúde com atendimento de urgência e emergência funcionarão 24 horas, com suas equipes completas durante todo o período de Corpus Christi (30). A população pode procurar atendimento nos hospitais municipais Carlos Tortelly, Getúlio Vargas Filho, Psiquiátrico de Jurujuba, Unidade de Urgência Mário Monteiro e os Serviços de Pronto Atendimento do Largo da Batalha e da Engenhoca. As equipes do Samu estarão de prontidão com sua frota completa.

Também estarão com funcionamento normal a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas e os serviços de Residência Terapêutica (SRT). Já as Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde, unidades do Programa Médico de Família e Centros de Atenção Psicossociais retornarão às atividades ambulatoriais na segunda-feira (03).

Trânsito – A Nittrans fará alterações em alguns pontos do Centro nesta quarta-feira (29), a partir das 14h. Fica proibido o estacionamento na R. Evaristo da Veiga, em toda a sua extensão e na Av. Ernani do Amaral Peixoto, trecho compreendido entre a R. Evaristo da Veiga e Av. Visconde do Rio Branco. Além disso, haverá inversão da mão na Rua Evaristo da Veiga, que terá o fluxo seguindo da Av. Ernani do Amaral Peixoto em sentido à Rua Coronel Gomes Machado, a partir das 22h desta quarta até às 20h da quinta-feira (30).

O trânsito será interditado, a partir das 22h de hoje, nas vias: Av. Ernani do Amaral Peixoto, trecho compreendido entre a R. Evaristo da Veiga e Av. Visconde do Rio Branco; R. Visconde de Sepetiba, trecho compreendido entre as ruas da Conceição e Coronel Gomes Machado; R. Maestro Felício Toledo, trecho compreendido entre as ruas da Conceição e Coronel Gomes Machado; R. Visconde de Uruguai, trecho compreendido entre a R. Coronel Gomes Machado e a R. da Conceição, com liberação do fluxo a partir das 20h de quinta-feira.