Dia dos namorados: Exposição no MAC promove dinâmica para que casais façam desejos para o futuro

A maior exposição de arte da Coreia do Sul realizada no Brasil é também uma ótima programação para os casais no dia dos namorados. “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju”, que ocupa o Salão Principal do Museu de Arte Contemporânea – MAC Niterói, convida o público a realizar pedidos em pulseiras, como na tradição do país asiático. Os casais podem participar da dinâmica de prendê-las juntos na entrada do museu, fazendo votos nas coisas que desejam para o futuro da relação.

A exposição promove um mergulho em uma das mais populares tradições culturais coreanas a partir da experiência imersiva com instalações em site especific. As milenares lanternas coloridas de seda dialogam com elementos cenográficos contemporâneos, transportando os visitantes à famosa cidade de Jinju, que desde os anos 1500 sedia um dos mais tradicionais festivais culturais do país. Impactado com o túnel de lanternas no início do percurso da exposição, Bruno Souza pediu a analista de logística Jamile Santiago Pereira em namoro.

“Estamos juntos há quase um ano. A gente começou a se relacionar e foi tudo muito rápido, não deu tempo de realizar essa coisa de formalidade. Então, eu aproveitei que estamos fazendo um programa que ela gosta muito e resolvi fazer o pedido oficial de namoro, para oficializarmos a relação”, contou Bruno Souza.

O percurso da exposição tem dois túneis coloridos formados por 1200 lanternas de seda originais da cidade de Jinju. No final dos túneis, o público encontra uma enorme lua em 3D, além de instalações, fotos e vídeos da cidade e do Festival Jinju Namgang Yudeung, mostrando a unidade entre a tradição e a contemporaneidade. Além das lanternas, estarão expostos os Hanboks. A exposição também conta com a presença do mascote de Jinju, a lontra Hamo, de 3 metros de altura. 

A tradição das lanternas de seda começou no século XII. Os artefatos passaram a ser usados como meio de tática militar e meio de comunicação na 1ª Batalha da Fortaleza de Jinjuseong, durante a Guerra Imjin (1592-1598), entre 3.800 soldados do Exército Suseong (Coreia), que protegiam o castelo, e 20.000 soldados japoneses. Os coreanos usaram a lanterna no Rio Namgang em uma noite escura para avistar os japoneses, impedindo-os de cruzar o rio. Além de tática militar, as lanternas também foram usadas para enviar recados aos familiares fora da fortaleza. Mais tarde, a população da cidade de Jinju começou a lançar lanternas no Rio Namgang para homenagear as almas dos soldados que se sacrificaram, como símbolo de resistência. 

A tradição deu lugar ao Festival Jinju Namgang Yudeung como um evento de destaque na Coreia, que é conhecido internacionalmente e todo ano reúne mais de 2 milhões de pessoas. A festividade foi designada pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo como o festival representativo da Coreia e ainda foi selecionada como um festival de luxo global de desenvolvimento da Coreia por 5 anos consecutivos.

No final da exposição, os visitantes ganham pulseiras onde escrevem seus desejos para o futuro. As pulseiras são presas em cabos de aço tensionado na entrada do museu. O jovem casal Letícia Martins e Luis Gabriel Gonçalves fizeram os pedidos juntos.

“Aproveitamos para adiantar o programa de dia dos namorados e viemos ao museu. Termos vindo juntos e aprendermos as pulseiras nos deixou mais conectados. Nos emocionamos”, disse Letícia.

A exposição “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju” tem organização do Centro Cultural Coreano no Brasil e da Prefeitura de Jinju e realização da Scuola di Cultura e de Ana Cláudia Guimarães. O patrocínio é da Prefeitura de Niterói, Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo), FAN (Fundação de Arte de Niterói), Embaixada da República da Coreia, Santuário Cristo Redentor, Instituto Redemptor, Hyundai e Ecoponte. Apoio de Casal Garcia.

Serviço

“Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju”
Até 25 de agosto
Local: Museu de Arte Contemporânea – MAC Niterói (Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói – RJ)
Horários: Terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h30)
Preços ingressos: R$16,00 (Inteira); R$8,00 (Meia-entrada)
Gratuidade às quartas-feiras. Gratuidade para quem vai de bicicleta e para moradores de Niterói. Veja mais sobre a política de ingressos aqui: http://culturaniteroi.com.br/macniteroi/visitacao
Ingressos à venda na bilheteria do museu e pelo Sympla: https://site.bileto.sympla.com.br/macniteroi/

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support