Cultura afro é destaque no Arte na Rua em Niterói

Neste mês de junho, o projeto Arte na Rua, da Fundação de Artes de Niterói (FAN), segue apresentando uma diversificada programação gratuita, ao ar livre e em diversos pontos da cidade. Tem dança, teatro, música, circo, grafite, artesanato, literatura, audiovisual e muito mais! É arte sem fronteiras, acessível a todo mundo. Nesta semana, a programação vai percorrer os bairros Icaraí, Centro, Barreto e Fonseca.

A Praça São João, no Centro da cidade, recebe na quinta-feira, 13 de junho, dois eventos, um de capoeira e um sarau. Às 13h, o grupo de Capoeira Angola N’golo, fundado em 1991 pelo Mestre José Carlos, em Nova Iguaçu. Logo em seguida, às 14h30, o Sarau Ocupação Afropoética apresenta seu encontro literário-musical idealizado pela ativista cultural, escritora e psicóloga Sol de Paula. O Sarau é um espaço de interação entre escritores, músicos, dançarinos, artistas em geral, cujo objetivo principal é divulgar, promover e fomentar a arte inclusiva e libertadora.

No Sábado, 15 de junho, às 18h, a praça Flávio Palmier, no Barreto, recebe os Filhos de Sinhá, uma roda de samba itinerante que não tem músicos fixos em sua composição. A cada edição novos músicos são convidados a participar e a formação da roda se transforma, o que resulta em uma mistura de talentos bem especial. Nas apresentações, cada músico convidado que participa da respectiva edição, traz a sua alegria, seu talento e se torna mais um “Filho” de Sinhá. No repertório, as edições prestigiam clássicos do samba de renomados compositores e composições da galera nova, que tem feito muita coisa boa por aí. A “Sinhá”, representada por uma boneca, simboliza a mãe, aquela que acolhe, que recebe cada um de seus filhos (os músicos) em sua roda de samba.

Uma programação em dose tripla, é o que o Arte na Rua promove no domingo, 16 de junho, no Horto do Fonseca. Às 11h, Jéssica Martins convida a criançada para sua Contação de história. Na sequência, às 11h30, a capoeira toma conta do palco, com o Grupo Raízes do Mestre Chocolate. A programação se encerra com o Jongo Folha da Amendoeira, às 13h30.

Arte na Rua 

Composto por diversas atrações semanais gratuitas, o Arte na Rua é um circuito das artes que percorre ruas, praças e espaços públicos de Niterói, afirmando o potencial criativo da cidade e valorizando a ocupação dos territórios públicos, partindo do princípio que as ruas são livres para as manifestações artísticas: arte pública, urbana, livre, popular e democrática.

Parte do compromisso da FAN de transformar nossa cidade, na Cidade da Cultura, o Arte na Rua prioriza artistas niteroienses, através do fomento e auxílio na distribuição da produção local, com reconhecimento do valor de promover apresentações de artistas de outras cidades, em intercâmbio cultural. O projeto já é uma referência para a democratização da cultura em Niterói e, em 10 anos de atuação, passou por diversos bairros da cidade, percorrendo e consolidando pontos de convivência no espaço urbano. Já foram realizadas mais de 1.000 apresentações, distribuídas entre variadas linguagens artísticas.

Serviço

Grupo de Capoeira Angola N’golo
Local: Jardim São João – Centro
Data: Quinta-feira, 13 de junho de 2024
Horário: 13h

Sarau Ocupação Afropoética, literatura
Local: Jardim São João – Centro
Data: Quinta-feira, 13 de junho de 2024
Horário: 14h30

Filhos de Sinhá, roda de samba
Local: Praça Flávio Palmier, Barreto
Data: Sábado, 15 de junho de 2024
Horário: 18h

Contação de história com Jéssica Martins
Local: Horto do Fonseca
Data: Domingo, 16 de junho de 2024
Horário: 11h

Abadá Capoeira Grupo Raízes com Mestre Chocolate
Local: Horto do Fonseca
Data: Domingo, 16 de junho de 2024
Horário: 11h30

Jongo Folha da Amendoeira
Local: Horto do Fonseca
Data: Domingo, 16 de junho de 2024
Horário: 13h30

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support