Prefeitura de Niterói celebra o Dia da Inclusão Digital com evento na Plataforma da Engenhoca

A Prefeitura de Niterói vai celebrar, nesta terça-feira (25), o Dia Municipal da Inclusão Digital com o evento “Niterói Conectada: Promovendo a Cidadania Digital” que acontecerá na Plataforma Urbana Digital (PUD), na Engenhoca, das 10h às 17h. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI) e vai reunir uma programação especial com palestra, roda de conversa, oficinas e uma Feira de Inclusão Digital que contemplará diversas exposições tecnológicas como Manutenção Inteligente para Celulares e Computadores, Fotografia, Impressora 3D, Realidade Virtual, Acessibilidade, Direitos Sociais, Empreendedorismo, Inovação, Arte, Cultura e Saúde. A entrada é gratuita.

De acordo com a secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valéria Braga, é importante que se trabalhe a cidadania através da inclusão digital.

“O tema do evento é muito pertinente, relacionado à promoção da cidadania digital. Não é suficiente ter apenas noção de como digitar algo em um computador. É preciso muito mais. É preciso que crianças, jovens e adultos participem da vida da cidade, consultem portais de serviços, agendem suas vacinas, indiquem serviços necessários à comunidade, façam sua matrícula em escolas, enfim, exerçam sua cidadania também de forma digital, para que estejam presentes e tenham sua voz reconhecida em todos os setores”, pontua Valéria.

O “Niterói Conectada: Promovendo a Cidadania Digital” busca promover o acesso à tecnologia e ao conhecimento, destacando a importância da inclusão digital em prol de uma cidade cada vez mais integrada, humana, inteligente e sustentável. O roteiro inclui a palestra “Navegando com Segurança: Proteja Seus Dados na Internet”; a roda de conversa “Educação Especial e o uso da Inteligência Artificial”, uma reflexão sobre como a inteligência artificial pode ser utilizada, de maneira eficaz e ética, em apoio a educação especial; além da feira de Inclusão Digital que contará com iniciativas sensacionais como “Demonstração de soluções tecnológicas” desenvolvidas por alunos da Escola Técnica Henrique Lage (FAETEC – Barreto); e “Realidade Virtual – Cultura, Arte e Tecnologia” com demonstração de Inteligência Artificial, Metaverso e NFTs, realizada pelo Laboratório 2050.

“O dia 25 de junho é um dia muito simbólico, pois hoje quando falamos de inclusão digital, estamos falando de cidadania, de acesso à informação e a serviços básicos. Falar de Inteligência Artificial nesta data é importante, já que esta ferramenta apresenta grande potencial de oferta de serviços, acessos, e enorme potencialidade para todos nós. Mas precisamos discutir exaustivamente o seu uso “, declara Roberta Hanthequeste, Assessora Jurídica da SMCTI, doutora em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora da Fundação Municipal de Educação.

Além das palestras voltadas especificamente para tecnologia e inclusão, os participantes vão poder contar com equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária – SMASES, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS Barreto e Vila Ipiranga), que estarão no local para dar orientação sobre acesso a programas sociais, simplificar o acesso dos cidadãos aos serviços e benefícios sociais por meio de dispositivos digitais.

Programação:

10h às 12h – Palestra Navegando com Segurança: Proteja Seus Dados na Internet com a palestrante Sarah Nery, Docente no Ensino Superior, comunicóloga e apaixonada pela educação. Local: Espaço Multiuso. Resumo: Durante a apresentação, serão abordadas estratégias de práticas eficazes para proteger informações pessoais online, incluindo dicas de segurança, identificação de ameaças cibernéticas e orientações sobre como navegar de forma mais segura em ambientes digitais. Público-alvo: livre.

10h às 12h – Crie seu filtro: Oficina de Realidade Aumentada com Vanessa Dutra (Sereia Hipster). Escritora, design, desenvolvedora de experiências de Realidade Aumentada no Instagram e TikTok, e atua como criadora de conteúdo para mídias sociais sobre tecnologia e cultura pop. Local: Sala Multimídia. Resumo: Com uma abordagem prática e interativa, os participantes poderão criar filtros personalizados em Realidade Aumentada, explorando técnicas e ferramentas para criar experiências imersivas. Público-alvo: crianças e adolescentes com idade a partir de 8 anos.

14h às 16h – Roda de Conversa sobre Educação Especial e o uso da Inteligência Artificial com Roberta Hanthequeste – Assessora da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Niterói e Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia – COMCITEC; Beatriz Batista – Assistente Social da Secretaria Municipal de Acessibilidade; Ana Cristina Teixeira Prado – Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão – UFF. Mestre em Diversidade e Inclusão – UFF. Graduada em Letras. Atua na Coordenação de Educação Especial do Município de Niterói. Pessoa com Deficiência Visual; José Otávio Pompeu – Autista, professor de Computação Matemática e Clínica Médica da UFRJ; Representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e mediação de Aline Ribeiro – Diretora da PUD Engenhoca. Local Espaço Multiuso.

13h às 14h – Apresentação Cultural – Banda do Colégio Estadual Mullulo da Veiga. Local: Pátio da Plataforma.

14h30 às 17h – Feira Inclusão Digital. Local: Pátio da PUD

Stand 1: Manutenção Inteligente – Apresentação de dicas e reparos e manutenção para celulares e computadores por uma equipe de dinamizadores do projeto.

Stand 2: Fotografia – Serão apresentados os equipamentos de fotografia do projeto e realizada uma demonstração técnica do uso do equipamento, explorando novas perspectivas e olhares através da fotografia.

Stand 3: Cultura Maker, Acessibilidade e Inclusão – Dinamizadores do projeto farão uma demonstração ao público sobre o potencial da impressão 3D, destacando o impacto dessa tecnologia da cultura maker na criação, no design e na inovação. Também serão apresentadas algumas ferramentas (tecnologia assistiva) que podem ser utilizadas para apoiar e disponibilizar conteúdos educacionais de forma inclusiva à pessoas com deficiência. Exemplos de ferramentas: visual (reglete e punção para a escrita braille, sorobã), apostilas, aplicativos, apresentação do livro falado e outros.

Stand 4: Realidade Virtual – Cultura, Arte e Tecnologia – Demonstração de soluções interativas que envolvem arte, cultura e tecnologia através da parceria com o laboratório de tecnologia 2050 e com representante do movimento de graffiti para uma interação de arte e realidade virtual. Sediado no Morro Santo Amaro, o 2050 é um laboratório de inovação, arte e tecnologia, que atua nas comunidades de todo o estado do Rio de Janeiro. Com expertise em realidade aumentada, realidade virtual, produção audiovisual, impressão 3D, inteligência artificial, Metaverso e NFTs.

Stand 5: Demonstração de algumas soluções tecnológicas e/ou trabalho desenvolvido por alunos e professores da Unidade FAETEC Henrique Lage, localizada no Barreto (Niterói-RJ).

Stand 6: Demonstração de algumas soluções tecnológicas e/ou trabalho desenvolvido por professores e alunos da Unidade SENAI Barreto (Niterói-RJ) – FIRJAN SENAI/SESI.

Stand 7: Ações de orientação sobre acesso a programas sociais, de modo a ampliar e simplificar o acesso dos cidadãos aos serviços e benefícios públicos por meio de dispositivos digitais – Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária – SMASES (Equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS Barreto e Vila Ipiranga).

Ações de orientação sobre acesso a programas sociais, de modo a ampliar e simplificar o acesso dos cidadãos aos serviços e benefícios públicos por meio de dispositivos digitais.

Stand 8: Projeto de Desenvolvimento de Projetos Aplicados

Apresentação das ações desenvolvidas através do projeto. O PDPA foi construído a partir de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Niterói (PMN), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Euclides da Cunha (FEC) com o objetivo principal de incentivar o desenvolvimento de projetos aplicados para promover soluções relacionadas aos desafios prioritários do município associados às diferentes áreas do Plano Estratégico Niterói que Queremos (NQQ) 2033 e às metas de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Stand 9: Laboratório de Fabricação Digital

O Laboratório de Fabricação Digital é um ambiente que busca estimular os alunos na resolução de problemas, composto por impressoras 3D, cortadoras a laser, equipamentos de montagem e computadores, através dos quais se idealizam e executam protótipos de produtos. O projeto utiliza imagens de exames como Ecocardiograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética e medicina nuclear para produzir os modelos tridimensionais para impressão 3D.

Dia Municipal da Inclusão Digital – A data foi instituída em Niterói, através da Lei no 2462/2007, e visa fortalecer o acesso ao computador e à internet e o domínio desses recursos a todos, como uma forma de acesso ao mundo globalizado. Por inclusão digital compreendem-se ações e investimentos que visam democratizar a tecnologia para fomento à cidadania digital através do acesso às ferramentas digitais, à produção e difusão do conhecimento e a geração de novas oportunidades mediadas pela tecnologia.

Serviço: Niterói Conectada: Promovendo a Cidadania Digital

Data: 25 de junho de 2024

Horário: 10h às 17h

Local: PUD Engenhoca – Niterói-RJ – Praça José Vicente Sobrinho, S/N Engenhoca, Niterói-RJ.

Gratuito – Classificação Livre. O evento é gratuito.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support