Prefeitura de Niterói leva Ação Animal para Pendotiba

Chegou a hora de cuidar do seu animal de estimação! Neste sábado (06), a Prefeitura de Niterói vai realizar mais uma edição do projeto Ação Animal. Dessa vez, a Escola Municipal Diógenes Ribeiro de Mendonça, em Pendotiba, vai receber o projeto das 9h às 13h. Realizada através da Coordenadoria Especial de Direitos dos Animais (Ceda), órgão da Secretaria de Meio Ambiente, a iniciativa vai oferecer 150 microchips para cães e gatos, medalhinhas com QR, vacina antirrábica e orientações veterinárias.

Com o objetivo de usar a tecnologia para promover segurança dos animais de Niterói, a Prefeitura promove a aplicação de microchips para identificar pets de toda a cidade. Desde 2022, a Ceda já registrou mais de cinco mil animaizinhos no serviço. É por meio dessa ação que são armazenadas informações sobre o tutor responsável, com referência e endereço, o histórico de vacinação do animal, dados sobre nascimento e eventual castração.

O coordenador da Ceda, Marcelo Pereira, explica como o dispositivo funciona.

“Cada microchip tem um número único e, por isso, facilita encontrar o tutor caso o animal se perca. Do tamanho de um grão de arroz, os veterinários utilizam uma seringa própria para aplicar o dispositivo. O procedimento, que é indolor, não tem nenhuma contraindicação. Além disso, o microchip funciona por toda a vida do animal”, esclarece o coordenador.

Para acionar os microchips, é necessário usar um leitor específico de chips. Eles podem ser encontrados tanto no Centro de Castração de Animais Domésticos (CCPAD), ponto físico da Ceda, quanto em clínicas veterinárias. Em complemento a esse chip, os cães e gatos também têm direito a uma medalhinha com um QRcode para colocar na coleira. A medalha também terá as informações do pet e, caso esse animal for encontrado sozinho na rua, qualquer pessoa consegue escanear o código para localizar o tutor.

Para participar da iniciativa, que é voltada para moradores de Niterói, é só apresentar os documentos do tutor do animal e comprovante de residência e estar com o pet no local. O cadastro é feito na hora e são distribuídas 150 vagas para microchipagem, uma vaga por CPF.

SERVIÇO:
Data: Sábado, dia 06 de julho de 2024