Pacto Niterói Contra a Violência realiza seminário para apresentar e discutir ações sobre Segurança Pública

Cerca de 120 pessoas participaram nesta quarta-feira (13) do Seminário Científico de Segurança Pública realizado pela Prefeitura, por intermédio do Pacto Niterói Contra a Violência. O encontro aconteceu na Sala Nelson Pereira dos Santos e fomentou o debate sobre o tema com a participação da sociedade civil, comunidade acadêmica e integrantes do governo ligados aos projetos.

Durante o evento, foram apresentados os resultados do Pacto Niterói Contra a Violência (PNCV), programa que completou seis anos em 2024 e contribuiu para a redução de até 80% dos índices de criminalidade na cidade, incluindo a letalidade violenta. O seminário foi aberto com a presença do secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, da irmã Irenita Medeiros, presidente da Sagrada Família, e do reitor da Universidade Anhanguera, Charles Souto.

Criado pela Prefeitura em 2018, o PNCV atua em 18 projetos organizados em quatro eixos principais: prevenção, policiamento e justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada.

“Nosso objetivo  foi  promover um diálogo entre a sociedade civil e gestores públicos,   com comunidade acadêmica  e além de avaliar , através do Observatório de Segurança Pública , os projetos implementados pelo Pacto Niterói Contra a Violência nos últimos seis anos,  contribuir para o aprimoramento das políticas públicas no futuro.  Implantamos políticas públicas de prevenção à violência, de inclusão social e de promoção da cidadania”, explica  a Coordenadora geral executiva do Pacto, Maria das Graças Silva Raphael.

Também foram apresentadas as devolutivas do Pacto, que surgiu a partir de uma consulta à sociedade no âmbito do projeto “Niterói que Queremos”, com o apoio da organização Comunitas e a consultoria técnica do Instituto Cidade Segura e do Instituto Argumento.

“ O Pacto tem uma concepção diferenciada . Tratamos segurança pública diretamente com os problemas vividos pela  sociedade e não  simplesmente com ações policiais. Implementamos um conjunto de ações intersetoriais de proteção social de modo a reduzir as desigualdades socioeconômicas-culturais em comunidade  com a participação de jovens e familiares, dando oportunidades e estimulando a cultura da paz  “ explicou o secretário de ordem pública , Paulo Henrique de Moraes .

Os  painéis  abordaram temas como  Gestão Municipal de Segurança, Redução de Homicídios, Violência na Família, Infância e Adolescência, o Uso de Tecnologia na Segurança Pública e Avaliação dos Projetos no âmbito do Pacto .

 O Pacto Niterói Contra a Violência integra  de forma interdisciplinar  ações de reforço ao policiamento, investimentos em tecnologia e uma série de projetos, como: Disque Denuncia, Premiação por entrega de armas, Premiação por apreensão de armas, Cercamento Eletrônico, Fortalecimento da Guarda Municipal; Escola da Família, Escola da Paz, Poupança Escola, Rede Mais Proteção, Espaço Nova Geração, Território da Juventude, EcoSocial, Banco de Oportunidades, Rede Mediar e Escritório Social – Rede Acolher e Convivências para a Cultura da Paz .

Foto : Luciana Carneiro 

Back to top button
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support