Estação de Charitas recebe exposição com artes de alunos da rede pública de Niterói 

O projeto de Inventário da Biodiversidade Faunística da Bacia Hidrográfica Contribuinte à Enseada de Jurujuba, desenvolvido pela Prefeitura de Niterói através da Secretaria de Meio Ambiente, prepara mais uma série de exposições abertas ao público, nos dias 26 e 27 de novembro, com os trabalhos realizados por alunos da rede pública do município como parte das campanhas de educação ambiental do projeto. O evento gratuito vai acontecer na estação CCR Barcas de Charitas e vai apresentar o resultado das oficinas de ciência a bordo realizadas nos dois últimos meses com estudantes das Escolas Municipais Lúcia Maria, Helena Antipoff e Maria Ângela. 

Até o momento, os trabalhos de campo realizados por biólogos da empresa de consultoria ambiental Piper3D já identificaram 600 espécies pertencentes à biodiversidade da região, entre famílias de insetos, répteis, anfíbios, aves, mamíferos, peixes, crustáceos e moluscos. O objetivo do inventário é a produção de um catálogo completo sobre a fauna local que poderá servir de base para diversos projetos ambientais e sociais para a melhoria da qualidade de vida da comunidade de Jurujuba.

“Jurujuba Pelos Olhos das Crianças” expõe, através de pinturas, fotografias e material audiovisual, a percepção dos alunos sobre o que vivenciaram e aprenderam sobre a relação com a natureza, a fauna, a flora e os cuidados com o meio ambiente durante aulas realizadas a bordo de embarcações que percorreram as praias da enseada, conduzidas por equipes de biólogos e geógrafos do Instituto Moleque Mateiro.

Durante as oficinas, as crianças tiveram a oportunidade de utilizar instrumentos de medição da qualidade da água, de aferição da velocidade e direção dos ventos, de observação de pássaros e animais marinhos, além de conhecer mais sobre a história de Jurujuba através de relatos, pinturas e fotos antigas da região. Ao longo de cada passeio educativo, os estudantes fizeram seus próprios registros fotográficos e de vídeo da paisagem, com equipamentos disponibilizados por monitores da oficina. 

Os objetivos da exposição são mostrar ao público o resultado dos trabalhos dos alunos e aproximar a comunidade do projeto, que tem como propósito final a transformação da mentalidade e desenvolvimento da consciência ambiental dos moradores e frequentadores da região, visando a melhoria da qualidade de vida de todos. 

O que é o inventário faunístico – O projeto tem investimento de R$ 1,8 milhão do governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e tem como objetivo produzir um catálogo de espécies animais de seis bairros que formam a Enseada de Jurujuba, promovendo educação ambiental e conhecimento da biodiversidade local. Os parceiros que vão ajudar a desenvolver o projeto são o Instituto Moleque Mateiro e a Piper 3D. A coordenação é da Secretaria de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade.

Entre as ações do projeto, além da produção do inventário, está sendo feita campanha de educação ambiental para promover o conhecimento do assunto entre as escolas da região e a população local. A área do estudo é a mesma trabalhada pelo Enseada Limpa.

Serviço 

Dias: 26 e 27 de novembro 

Horário: de 8h às 12h e de 16h às 19h

Local: CCR Barcas – Charitas

Endereço: Av. Pref. Silvio Picanço, 1400 – Jurujuba, Niterói

Entrada gratuita 

Foto: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support