Prefeitura de Niterói inicia atendimento presencial para cadastro do Bilhete Único Municipal
A Prefeitura de Niterói iniciou, nesta segunda-feira (2), o atendimento presencial para os cidadãos que utilizam os ônibus municipais realizarem o cadastro ou atualização no Bilhete Único de Niterói. Esse cadastro dá direito ao subsídio do governo municipal que cobre o aumento das passagens desde domingo (1º). O objetivo é que a população continue a pagar R$ 4,45 pela passagem.
O ponto principal fica no Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro de Niterói, onde há o maior fluxo de pessoas que utilizam os coletivos municipais. O trabalho é uma parceria da Superintendência de Terminais e Estacionamento (Suten) e a empresa RioCard. O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O atendimento é realizado na sala 26, em frente ao posto da Riocard. Esta unidade é exclusiva para atendimentos referentes ao Bilhete Único de Niterói, com cadastro e atualização dos dados para inserção no benefício.
O superintendente da Suten, Jhonatan dos Anjos, explicou que o posto é fundamental para a população obter o benefício.
“Criamos um posto de atendimento dentro do Terminal Rodoviário de Niterói, por onde passa a maior parte dos usuários do transporte público. O objetivo é facilitar o acesso da população ao cadastro do Bilhete Único de Niterói para ter direito ao benefício e continuar pagando o mesmo valor da passagem, sem sofrer com o aumento dado pela justiça. É fundamental ter postos presenciais para auxiliar a população para que não seja prejudicada”, destacou Jhonatan dos Anjos.
Um dos atendidos pelo posto no Terminal foi Tiago Ferreira Dias, de 24 anos.
“Acho esse subsídio super importante. O impacto desse reajuste para o cidadão é grande. Eu, por exemplo, uso quatro passagens por dia. Com o BUN só pago duas passagens”, disse o morador de Pendotiba.
Nesta quarta-feira (04), mais oito pontos vão começar a funcionar dentro das Administrações Regionais de 9h às 17h. Neles, haverá computador ligado à Internet e um funcionário capacitado para realizar o cadastro dos dados no sistema. A ideia é que as pessoas possam resolver esse cadastro perto de suas casas. Os locais de atendimento serão:
Fonseca: Alameda São Boaventura, 770 – Horto do Fonseca
Barreto: Rua Dr. Luiz Palmier s/n – Horto do Barreto
Jurujuba: Rua Carlos Ermelindo Marins, 34 – CÉU Jurujuba
Região Oceânica: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6666 – CISP Piratininga
Ilha da Conceição: Rua Jornalista Sardo Filho s/n (anexo ao Centro Social Urbano – CSU)
Cubango, Santa Rosa e Vital Brazil: Rua Itaperuna, 19 – Pé Pequeno
Largo da Batalha: Praça Levi Francisco Cruz Nunes (Praça do Largo da Batalha)
Caramujo (Núcleo Executivo Regional): Rodovia Amaral Peixoto, 570 / RJ 104
A secretária municipal de Governo, Rúbia Secundino, destacou o compromisso da gestão em garantir o acesso à mobilidade urbana.
“Estamos comprometidos em cuidar das pessoas e garantir que ninguém seja impactado de forma injusta pelo aumento das tarifas. O subsídio do Bilhete Único é uma solução que permite manter a mobilidade urbana acessível para todos, ao mesmo tempo em que damos suporte àqueles que mais precisam. A criação desses postos presenciais demonstra o cuidado e o esforço da Prefeitura em estar mais próxima da população,” afirmou a secretária.
Reajuste determinado pela Justiça – A Prefeitura de Niterói está cobrindo o reajuste no valor da tarifa dos ônibus municipais determinado pela Justiça. Desde domingo (1), por decisão judicial, a tarifa passou de R$ 4,45 para R$ 5,15. Com o objetivo de evitar prejuízos para os cidadãos, a Prefeitura decidiu subsidiar o aumento de R$ 0,70. Quem utiliza o Bilhete Único Municipal continua a pagar R$ 4,45.
O reajuste do valor da tarifa foi determinado pela 7ª Vara Cível de Niterói, que acatou ação movida pelas empresas de ônibus que atuam no município. A Prefeitura decidiu subsidiar o reajuste para preservar a população do impacto social.
“Esse subsídio é dado diretamente para o usuário do transporte, o usuário que tem o cartão do Bilhete Único de Niterói. Qualquer usuário do sistema de transporte público de Niterói, morador ou não da cidade, tem direito ao benefício. Para isso, tem que ter o cartão RioCard habilitado ao CPF no Bilhete Único de Niterói e o benefício automaticamente é concedido ao usuário”, disse o secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier.
O bilhete também pode ser adquirido no site oficial da Riocard (https://www.riocardmais.com.br/Para_voce). Para quem tiver o sistema Android no celular, basta baixar o aplicativo da Riocard.
Foto: Lucas Benevides—