Niterói, juntamente com o Rio, oficializa candidatura para sediar Jogos Pan-Americanos de 2031

Niterói é oficialmente candidata a sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, em parceria com o Rio de Janeiro. A candidatura foi confirmada na manhã desta terça-feira (03) com a entrega da carta de intenções ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), feita pelo prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, e pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes.

O documento foi recebido pelo presidente do COB, Paulo Wanderley, no Centro de Treinamento do Time Brasil, localizado no Parque Aquático Maria Lenk, na Zona Oeste do Rio. A cerimônia contou com a presença de autoridades olímpicas e atletas do Time Brasil.

Rodrigo Neves destacou que a candidatura conjunta das duas cidades é uma das mais bem preparadas para ser escolhida pela Panam Sports, entidade responsável pela realização dos Jogos Pan-Americanos. Ele também enfatizou a vocação esportiva de Niterói, representada por talentos como a família Grael, a vice-prefeita eleita Isabel Swan e a triatleta Fernanda Keller.

“Juntamente com o Rio, temos, provavelmente, de 80% a 90% da infraestrutura necessária para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, além do alinhamento entre as três esferas de governo e as duas cidades. Essa candidatura conjunta também está alinhada à tendência internacional do esporte de realizar eventos de forma compartilhada entre cidades e países, como será a Copa do Mundo de 2026. É uma iniciativa inovadora e mais sustentável, porque reduz os custos dos investimentos necessários”, afirmou Rodrigo Neves.

A cerimônia também contou com a presença de atletas renomados, incluindo medalhistas olímpicos como Jade Barbosa e Flávia Saraiva, da ginástica artística, e Laura Amaro e Amanda Schott, do levantamento de peso.

O Parque Maria Lenk, local escolhido para o evento, já foi palco de importantes competições: recebeu provas de nado sincronizado e saltos ornamentais no Pan de 2007 e, nos Jogos Olímpicos de 2016, foi sede das mesmas modalidades e do polo aquático. Para os Jogos Pan-Americanos de 2031, o prefeito Eduardo Paes adiantou que novas instalações serão planejadas para a Zona Portuária do Rio, dada a proximidade com Niterói.

“Os Jogos Pan-Americanos têm grande complexidade, com diversos eventos acontecendo em áreas urbanas. Rio e Niterói representam o aglomerado urbano da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Vamos desenvolver o projeto da Vila Olímpica para o Pan de 2031 no Porto Maravilha, contribuindo para o desenvolvimento desta região e aproveitando a proximidade com Niterói”, explicou Eduardo Paes.

No mês passado, Rodrigo Neves e Eduardo Paes se reuniram com o presidente da Panam Sports, Neven Ilic. Também participaram da videoconferência os vice-prefeitos eleitos de Niterói e do Rio, Isabel Swan e Eduardo Cavaliere, respectivamente. Todos marcaram presença na cerimônia desta terça-feira. Cada país pode apresentar apenas uma candidatura, e São Paulo também é postulante a receber as competições continentais.

Paulo Wanderley destacou a expertise do Rio na realização de eventos esportivos e a força da parceria com Niterói. Ele afirmou que as candidaturas serão avaliadas internamente pelo COB.

“É uma candidatura bem preparada, que está fazendo tudo de forma correta. Agora, seguimos o processo natural de protocolo da candidatura. Vamos torcer para que o Brasil seja escolhido para sediar este Pan-Americano, e esta é uma candidatura bastante forte”, declarou Paulo Wanderley.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support