Prefeitura de Niterói reabre a Biblioteca Parque

A Prefeitura de Niterói reabriu, neste sábado (08), a Biblioteca Parque, localizada na Praça da República, no Centro, depois de um período de manutenção. O espaço funciona de terça a sábado e conta com um acervo de mais de 60 mil itens, como livros, jornais, revistas, enciclopédias, biografias, DVDs, músicas digitalizadas e obras em braille.

A reabertura da Biblioteca Parque faz parte do plano de ação de 100 dias do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

“É uma alegria estar aqui para devolver a Biblioteca Estadual de Niterói, a Biblioteca Parque, para a cidade. Esse é um espaço histórico que já abrigou o Centro Político Administrativo do Poder Estadual, há 50 anos, quando Niterói era a capital do Rio de Janeiro, tendo ao lado a sede do Poder Judiciário, a sede do Tribunal de Justiça do antigo estado e a sede da Assembleia Legislativa. Esse ano, ela completa 90 anos e guarda muita história. Estamos muito felizes em inaugurar esse equipamento que faz parte da transformação do Centro”, enfatizou o prefeito.

A Biblioteca Parque é gerida pela Fundação de Artes de Niterói (FAN). A presidente do órgão, Micaela Costa, comemorou a reabertura do local.

“Estamos em festa hoje com a reabertura desse espaço, mas a biblioteca vai se manter viva por todos os dias do ano. Em 2025, esse prédio completa 90 anos e uma boa forma da gente comemorar é trazendo o povo de Niterói pra dentro desse espaço com muita cultura, arte e literatura”, reforçou Micaela Costa, presidente da Fan.

Pela primeira vez, Juliana Marques, de 42 anos, foi com duas de suas três filhas à Biblioteca Parque.

“Tenho 42 anos. Essa é minha primeira vez aqui. Estou achando maravilhoso para as crianças, que estão se divertindo. O espaço está muito legal e quero voltar mais vezes aqui. É um lugar importante de cultura para incentivar as crianças e jovens a saírem da internet”, disse a moradora de Piratininga.

Já Rachel Scalon cresceu frequentando a biblioteca e tem uma relação afetiva com o espaço.

“Minha mãe trabalhou a vida toda como bibliotecária. Apesar de não ser nesta ela vinha muito aqui. Minha infância foi com ela vindo para pegar livro. Ela já faleceu e agora poder trazer meu filho de 2 anos nessa reabertura, com um evento cheio de intervenções culturais tão importantes, é muito emocionante”, contou Rachel.

A reabertura reuniu os deputados estaduais Verônica Lima e Vitor Júnior, além de secretários, representantes de órgãos municipais e vereadores. Biblioteca Parque funciona de terça a sexta, das 10h às 17h. Aos sábados o encerramento é às 15h.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support