Prefeitura de Niterói realiza Encontro Municipal de Lideranças da Igualdade Racial


 A Prefeitura de Niterói, por meio da subsecretaria de Promoção da Igualdade Social (Supir), ligada à secretaria de Direitos Humanos, realizou o Encontro Municipal de Lideranças da Igualdade Racial, nesta quinta-feira (20), no Caminho Niemeyer. O objetivo é fortalecer e desenvolver políticas públicas de igualdade racial em Niterói. O evento contou com a presença de cerca de 150 pessoas que compartilharam suas experiências e propostas.

Segundo a secretária municipal de Direitos Humanos, Cláudia Almeida, a escuta e acolhimento das lideranças raciais é muito importante para o desenvolvimento de ações.

“Ao reunir diferentes perspectivas é possível identificar as reais necessidades da população negra e os desafios enfrentados na busca por igualdade. Essa troca não só amplia a compreensão sobre as complexidades da discriminação racial, mas também fortalece a implementação de políticas que considerem as especificidades de cada realidade, promovendo uma sociedade mais justa e equitativa”, afirmou a secretária.

Idealizador da ação, o subsecretário da Supir, Oto Bahia, falou sobre o evento e sua importância, além de reforçar que o planejamento é fazer com que o encontro seja periódico.

“É fundamental realizarmos um espaço de escuta com lideranças, movimentos, entidades e pessoas comprometidas com a luta antirracista para que possamos refletir, construir e fortalecer de forma eficaz as políticas públicas de igualdade racial em Niterói. Precisamos, juntos, ter um olhar mais sensível e acolhedor para cultivar uma cultura de respeito e valorização da diversidade. Desta forma, o nosso compromisso é, acima de tudo, fortalecer essa rede de apoio, conscientização e ação, buscando soluções concretas para que a igualdade racial seja, de fato, uma realidade”, afirmou o subsecretário.

Durante o evento foram apresentadas pelos participantes cerca de 20 propostas de fortalecimento e desenvolvimento de ações e medidas de igualdade racial para o município. O projeto da subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial é que um novo encontro aconteça dentro de três meses para que, junto com as lideranças, seja avaliado o andamento e implementação das propostas. Além disso, foi criado um grupo no whatsapp para manter o diálogo e compartilhamento de ideias.

A primeira dama do município e gestora do Escritório de Políticas Transversais e de Cuidados, Fernanda Sixel, participou do evento e reforçou a importância da escuta.

“Quero parabenizar pela realização deste encontro, deste espaço de acolhimento. Valorizo muito a escuta, a coletividade, para que juntos possamos promover uma Niterói livre do racismo”, afirmou a primeira dama.

Também participaram da mesa de abertura a secretária da Mulher, Thaiana Ivia; a secretária regional do Sapê, Liliane Souza; o dirigente do Instituto Resgatando Cultura e Ancestralidade, Jorge Zulu; a vice-presidente do Conselho Municipal de proteção da igualdade racial, Ruth Sheila Souza Santos; a representante do Fórum de Mulheres Negras de Niterói, Ana Cristina Duarte; a professora e pedagoga da Coordenação de Educação da Diferença da FME, Lygia Fernandes; o historiador, Fábio Lima; e a escritora Lia Vieira.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support