Niterói é destaque no ranking de educação no Brasil

Niterói é a terceira cidade do Brasil com o maior índice de escolaridade. Os dados do Censo de 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o tempo médio de estudos na cidade é de 12,2 anos, superando a média nacional, que é de 9,6 anos. O resultado é reflexo dos investimentos da cidade na formação dos estudantes e na qualidade do ensino.

O Censo 2022 também constatou que Niterói é a segunda cidade brasileira e a primeira do estado com mais de 100 mil habitantes com a maior proporção de pessoas com mais de 25 anos com ensino superior: 43% dos moradores da cidade são diplomados.  

O secretário de Educação de Niterói, Bira Marques, avalia que os índices comprovam que Niterói é uma cidade que valoriza e investe em educação, desde a creche até o ensino superior.

“A partir de uma educação de qualidade e de políticas públicas que priorizam o acesso e a permanência dos estudantes nas escolas, Niterói se torna um exemplo de como a educação é transformadora, promovendo mais oportunidades, reduzindo desigualdades e garantindo um futuro promissor para as próximas gerações”, pontuou Bira Marques.

Segundo o professor, doutor e mestre em Educação, e subsecretário de Desenvolvimento Educacional de Niterói, Armando Arosa, os dados refletem o impacto positivo de um planejamento educacional estruturado.

“Esse destaque se deve ao compromisso permanente com a qualidade da educação. Esse avanço reflete também os investimentos estratégicos e as políticas educacionais que buscam o aperfeiçoamento dos processos educativos em nossas escolas. Além disso, as parcerias da Prefeitura com a comunidade acadêmica, em especial com a Universidade Federal Fluminense (UFF), fortalecem as conexões com a sociedade em geral. Esses esforços demonstram que uma educação pública de excelência é um pilar fundamental para o desenvolvimento social da cidade”, destacou.

Da creche à universidade

A Rede Municipal de Educação de Niterói tem como centralidade as  práticas pedagógicas que incentivam o interesse pela aprendizagem desde as primeiras fases da educação básica, preparando os mais de 30 mil estudantes para os desafios do futuro. A cidade conta com 98 unidades que compõem a Rede, com Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e Escolas Municipais, atendendo crianças e jovens de 0 a 14 anos. O sistema municipal de ensino também oferta a modalidade da EJA para pessoas a partir dos 15 anos que desejam dar continuidade aos estudos no Ensino Fundamental.

Em Niterói, há ainda uma parceria estratégica da Prefeitura com a Universidade Federal Fluminense, na busca de soluções para os desafios prioritários da cidade. Na Educação, isso se reflete no  Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) e no P.A.L.A.V.R.A. (Programa de Alfabetização, Leitura e Autoria para Valorização e Recomposição das Aprendizagens). O P.A.L.A.V.R.A. tem como principal objetivo potencializar os processos de aprendizagem. O convênio possibilita que estudantes de graduação, mestrado e doutorado ganhem uma bolsa, paga pela prefeitura, para atuar nas unidades de educação da Rede, em apoio aos professores.

A cidade conta com uma estrutura escolar bem equipada e professores qualificados, que buscam despertar o desejo de conhecimento nas crianças e adolescentes. Esse estímulo não apenas melhora o desempenho escolar, mas também cria uma base sólida para que os jovens almejem o ensino superior.

A estudante Nicoly da Silva, do 9º ano da Escola Municipal Antineia Silveira Miranda, no bairro Caramujo, em Niterói, conta que já começou a pensar no ensino superior, mas ainda está decidindo qual a melhor opção de curso.

“Já comecei a pensar muito em faculdade, ainda não decidi qual curso quero fazer, mas quero continuar estudando porque a educação é fundamental, te ensina e te prepara para a vida. A escola me dá muito suporte, os professores sempre estão nos apoiando, incentivando, e falando pra gente não desistir e nem deixar de sonhar. Por isso, vou seguir em frente e não vou desistir dos meus sonhos de jeito nenhum”, destacou.

Já a Ana Jhulia Lima, de 14 anos, conta que tem vontade de cursar Artes Cênicas: “Eu espero que mais pra frente eu consiga entrar em uma boa faculdade, e estudar bastante para alcançar meus objetivos, cursar a faculdade que eu quero e dar orgulho para os meus pais. Eu sempre quis fazer o curso de artes cênicas, gosto muito do trabalho de atriz”, contou.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support