Prefeitura de Niterói intensifica modernização do Centro com investimentos na Amaral Peixoto

A Prefeitura de Niterói segue avançando no plano de revitalização do Centro da cidade, com uma série de obras voltadas para mobilidade, segurança e requalificação dos espaços públicos. A modernização da Avenida Visconde do Rio Branco está na reta final e será entregue em abril, como parte das metas estabelecidas para os primeiros 100 dias da gestão do prefeito Rodrigo Neves. O investimento total nessa etapa foi de R$ 77 milhões.

Com a conclusão dessa fase, a administração municipal dará início à próxima etapa do Plano de Mobilidade, com intervenções estruturais na Avenida Amaral Peixoto e nas ruas da Conceição e Doutor Celestino. Essas vias passarão por uma transformação completa, incluindo novas calçadas, paisagismo, drenagem e iluminação pública de LED. Além disso, as redes de infraestrutura e fiação serão enterradas para garantir mais organização e segurança urbana. O Parque das Águas e a Praça da República também serão revitalizados, promovendo mais espaços de convivência e lazer para a população. Os editais de licitação estão previstos para serem lançados ainda este mês. O investimento será de R$ 65 milhões e o prazo de conclusão é de 15 meses após a ordem de início das obras, que deve acontecer no segundo semestre deste ano.

De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, as obras são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da cidade.

“Esse projeto é uma das nossas prioridades e vai conectar todo o eixo da Marquês do Paraná, remodelada em 2020, com a nova Avenida Rio Branco. São obras planejadas com muito critério, essenciais para a mobilidade, segurança e ocupação dos espaços públicos. Essa é a primeira obra de requalificação e modernização da Amaral Peixoto desde 1940, quando foi inaugurada. Essa transformação dinamiza o comércio, viabiliza moradias e estimula novos investimentos no Centro. A cidade inteira se beneficia”, afirmou o prefeito.

O projeto prevê a implantação de arborização para melhorar a qualidade ambiental e paisagística, reduzindo a aridez da via. Além disso, os canteiros e árvores garantirão mais segurança à ciclovia, que integra o eixo cicloviário mais movimentado do Brasil (Amaral Peixoto-Marquês do Paraná-Roberto Silveira). As obras incluem ainda a ampliação e reforma das calçadas e a implantação de um sistema de drenagem. O projeto foi readequado de acordo com a consulta pública realizada pela Prefeitura em março, pela plataforma Colab.

“O Centro é a região de Niterói que mais sofreu com a fusão autoritária e a perda da capital há 50 anos. É muito marcante que, justamente nessa data, vamos entregar a nova Avenida Visconde do Rio Branco, o Bicicletário Arariboia e a Concha Acústica e lançar os editais para a Avenida Amaral Peixoto e nas ruas da Conceição e Doutor Celestino. Esses investimentos fazem parte de um projeto maior, que inclui o Fundo Imobiliário, o Aluguel Universitário e o programa de Acolhimento Humanizado, além do novo hub de inovação da Cantareira. O Centro será o novo vetor de desenvolvimento da cidade neste novo ciclo”, ressaltou Rodrigo Neves.

Projetos de Lei

O processo de revitalização do Centro tem sido intensificado e, em 2025, a Prefeitura propôs um conjunto de medidas para impulsionar a ocupação e a requalificação da região central. Entre as iniciativas estão o Programa de Auxílio-Aluguel para estudantes universitários, o Acolhimento Humanizado para dependentes químicos e população em situação de rua, e a criação de um fundo destinado à preservação de prédios históricos, incentivo ao setor hoteleiro e viabilização de novas moradias na área.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support