Dia D de vacinação em Niterói tem movimento 30% maior do que em 2024

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza) realizada no sábado (10), em toda a cidade de Niterói, registrou um aumento de 30% na aplicação de doses na comparação com 2024. A mobilização da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, contou com a participação de 1.000 profissionais e aconteceu em todas as Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas Regionais, Módulos do Médico de Família do município, além de postos instalados no Plaza Shopping, no Clube Central e no Mercado Municipal.

O prefeito Rodrigo Neves tomou a dose da vacina junto com a mãe, Maria Luiza Neves, de 81 anos, na Policlínica Regional de Itaipu, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows.

“Parabéns a toda equipe dirigente e profissionais da Saúde de Niterói pelo resultado extraordinário da campanha de vacinação contra a gripe neste dia D em 2025. Registramos aumento de 30% de doses aplicadas em relação ao ano passado. A população de Niterói sabe que a vacina salva vidas”, destacou Rodrigo Neves.

A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, ressaltou o resultado do trabalho dos profissionais na campanha de vacinação e lembrou que o imunizante segue disponível nas unidades de saúde.

“Vacinas salvam vidas. Pedimos que os moradores da cidade compareçam às unidades”, afirmou a secretária.

Moradora de Itaipu, a designer Michele Cardoso, 43 anos, foi tomar a vacina contra a gripe junto com a filha Valentina, de 6 anos.

“Acho muito interessante o Dia D porque todas as pessoas têm a possibilidade de se vacinar. Quem não pode durante a semana teve a oportunidade de vir aqui no fim de semana, por conta de trabalho e também por várias outras situações”, disse Michele ao lado da filha.

Além da vacina contra a gripe, também foram aplicadas doses contra o sarampo, para crianças a partir de 1 ano de idade e adultos de até 59 anos. Quem compareceu aos postos teve a oportunidade de atualização da caderneta de vacinação.

Sobre a influenza – A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza.

Sobre o sarampo – O sarampo é uma doença viral aguda altamente contagiosa, que pode causar complicações graves e levar ao óbito. A doença se espalha facilmente entre pessoas não vacinadas, por isso é importante manter alta cobertura vacinal.  A vacina utilizada é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.

Foto: Luciana Carneiro

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support