
Guarda Municipal de Niterói participa de curso inédito de motopatrulhamento
A Guarda Civil Municipal de Niterói iniciou uma nova etapa do seu Programa de Qualificação Permanente com a participação no Curso de Capacitação Básica de Motopatrulhamento, promovido pela Polícia Militar. A capacitação é voltada ao uso estratégico de motocicletas no patrulhamento urbano e busca preparar os agentes para atuação rápida, segura e eficiente em diversas situações do cotidiano da cidade. A preparação pode ser uma grande aliada nas ações integradas que a Prefeitura de Niterói vem realizando no combate a motos barulhentas e “rolezinhos”.
Os cursos são ministrados por especialistas do Comando do Batalhão Tático deMotociclistas (BTM) e atende a uma solicitação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP). A primeira etapa do curso começou esta semana com a participação de 20 guardas municipais. Outras duas turmas já estão previstas para os períodos de 2 a 6 e de 9 a 13 de junho.
“Estamos dando um passo importante ao investir na qualificação contínua da nossa Guarda Municipal. Segurança pública também se faz com valorização e preparo dos agentes que estão nas ruas cuidando da cidade. Essa parceria representa o nosso compromisso em oferecer condições para que a Guarda atue com eficiência, respeito aos direitos e em sintonia com as forças de segurança. Temos uma das melhores guardas do estado e vamos cada vez mais investir em cursos, tecnologia e melhorias para tornar nossa corporação cada vez mais cidadã”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
Além do treinamento técnico, a formação inclui preparação física e psicológica dos agentes, desenvolvendo resistência à fadiga, controle emocional, pilotagem e técnicas de abordagem segura.
“Investir em capacitação é investir em qualidade no atendimento, respeito ao cidadão e eficiência nas ações. Este curso é uma resposta direta à necessidade de termos agentes cada vez mais preparados para os desafios urbanos e integrados às demais forças de segurança e poderá ser um grande aliado nas ações que temos realizado em parceria com a forças de segurança no combate a motos barulhentas e os “rolezinhos”, ressaltou o secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas.
O treinamento tem o objetivo ainda de preparar os guardas para situações de alta complexidade, com foco em operações de ordem pública, rondas escolares, patrulhamento em áreas comerciais e ações de resposta rápida.
“Cada vez mais, as instituições de segurança apostam na mobilidade sobre duas rodas como solução moderna e eficaz para o policiamento urbano. A Guarda de Niterói está alinhada com esse movimento. Este curso amplia as possibilidades de atuação dos nossos agentes e contribui para o crescimento profissional dentro da corporação”, explicou o inspetor-geral da Guarda Municipal, Paulo Brito.
O Curso de Capacitação Básica de Motopatrulhamento integra a política da Secretaria de Ordem Pública (SEOP) de formação estratégica da Guarda Municipal. Através da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Secretaria, os guardas municipais que atuam nas diversas coordenadorias realizam frequentemente cursos de especialização e reciclagem que incluem treinamentos com foco em inteligência emocional, postura verbal e corporal, controle de crise e técnicas modernas de policiamento.
Juliana Franco está há 10 anos na Guarda Municipal com uma expectativa muito positiva com relação ao curso.
“Estamos muito ansiosos para fazer esse curso há um bom tempo e essa parceria para a gente está caindo como uma luva. Estamos com uma expectativa muito positiva e muito feliz para aprender e utilizar esse conhecimento na prática e no município”, observou Juliana Franco.
Com essas ações, Niterói segue consolidando sua posição como referência em segurança pública municipal, apostando na união entre investimento, preparo técnico e atuação integrada.
“Receber a Guarda Municipal de Niterói é uma grande satisfação para o BTM e para a Polícia Militar. O treinamento tem alto padrão técnico estruturado por policiais com vasta experiência em instrução tática em motopatrulhamento. A segurança pública exige união, respeito e confiança mútua. Ninguém faz nada sozinho. O Treinamento fortalece a integração entre instituições, essencial para a segurança pública. Niterói mostra, na prática, que valoriza e investe em seus profissionais, e isso confirma que estamos no caminho certo”, disse o tenente-coronel Adriano Vasco, comandante do Batalhão Tático.
Foto : Bruno Eduardo Alves