Enfrentamento à violência doméstica é tema de conversa com egressos do sistema prisional

O Escritório Social, parte do Programa Rede Acolher da Prefeitura de Niterói, promoveu, nesta segunda-feira (30), uma roda de conversa sobre os desafios e estratégias de enfrentamento à violência doméstica e familiar. Realizado no auditório da Prefeitura, o encontro reuniu cerca de 60 pessoas, entre egressos e familiares de egressos do sistema prisional, além de psicólogos, assistentes sociais e assistentes jurídicos, reforçando o compromisso coletivo com a promoção dos direitos humanos e a proteção das mulheres.

Conduzido pela assistente social Nailsa Maia, o bate-papo deu espaço para que mulheres compartilhassem suas vivências e para que os homens presentes pudessem tirar dúvidas sobre o que é caracterizado como violência de gênero e violência familiar. O objetivo é fortalecer o processo de reintegração social a partir da reflexão e da construção de novas formas de convivência e respeito mútuo.

O subsecretário de Participação Social e gerente do Programa Rede Acolher, Carlos Mário Neto, participou da roda e destacou a importância do trabalho em rede para garantir atendimento humanizado e oportunidades de reconstrução de trajetórias.

“Esses temas são pensados conforme nossos atendimentos no Escritório Social. A violência familiar é sempre relevante porque trata da ruptura de um ciclo e de comportamentos que muitas vezes são absorvidos ainda na infância”, ressaltou.

A roda também contou com a participação da defensora pública Juliana Bihel, do Programa Empoderadas da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, que apresentou iniciativas voltadas ao acolhimento e ao fortalecimento das vítimas.

“É sempre muito gratificante estar em eventos em que as participantes querem aprender, conhecer seus direitos e compartilhar suas experiências para o encerramento da violência, que em sua maioria vitimiza crianças e mulheres”, afirmou Juliana.

Também esteve presente Natália Assed, representante da Secretaria Municipal da Mulher, que apresentou as políticas públicas ofertadas pela Prefeitura de Niterói para mulheres em situação de violência, como o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e o auxílio social.

A roda de conversa acontece sempre na última segunda-feira de cada mês e integra as ações permanentes do Programa Rede Acolher, que atua no eixo de prevenção à violência no município. O objetivo é fortalecer o diálogo intersetorial e articular parcerias para ampliar o alcance das políticas públicas de proteção. O Escritório Social é uma iniciativa vinculada à Secretaria Municipal de Participação Social e compõe o Pacto Niterói Contra a Violência.

Foto: Bruno Eduardo Alves

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support