Prefeitura e BID promovem intercâmbio de cooperação para o programa Vida Nova no Morro

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, recebeu representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nesta terça-feira (1º), para um encontro que também contou com a participação de gestores municipais. O objetivo foi estruturar a cooperação técnica para o desenvolvimento do programa Vida Nova no Morro, parte da iniciativa PROMORAR II – Apoio a estratégias inovadoras de habitação e habitar no Brasil. O intercâmbio inclui três dias de atividades, como visitas de campo, reuniões e workshop técnico.

“Niterói vai viver uma revolução urbana nos próximos anos. O programa Vida Nova no Morro é uma das prioridades para reduzir a desigualdade social e territorial da nossa cidade. Todas as comunidades vão receber atenção especial, e a parceria com o BID é peça-chave para transformar esse sonho em realidade. Vamos arregaçar as mangas, alinhar as arestas e tornar esse programa um modelo de urbanização e habitação para o Brasil”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

O programa Vida Nova no Morro tem como objetivo desenvolver estratégias intersetoriais para reduzir o déficit e a inadequação habitacional, melhorar a qualidade de vida nas comunidades e garantir o direito à cidade com dignidade, saúde, conforto e acesso a serviços essenciais. A iniciativa também busca fortalecer o senso de pertencimento dos moradores por meio de ações participativas e inclusivas, que promovam o desenvolvimento social e econômico.

As intervenções incluem obras de drenagem, pavimentação, contenção de encostas e melhorias habitacionais, além do projeto Arquiteto de Família. Também estão previstas a criação do Galpão das Oportunidades e do Centro de Formação Popular Vida Nova, bem como ações para o fortalecimento da economia solidária e criativa, a formação de Agentes Vida Nova de Cuidados Comunitários e a realização de iniciativas culturais permanentes para valorização da identidade local.

“O BID e Niterói já são parceiros há muitos anos. Estamos felizes por realizar este encontro, aprofundar o entendimento e desenvolver adequadamente o projeto. Esses três dias serão essenciais para compreendermos, aqui no território, a capacidade e as necessidades locais. A equipe da Prefeitura tem clareza sobre as metas e o que precisa ser feito. Agora, entraremos na dinâmica para cooperar no que for necessário”, destacou Diego Arcia, especialista sênior em Desenvolvimento Urbano e Habitação do BID.

Entre as atividades previstas, será realizado um workshop técnico para troca de experiências nacionais e internacionais sobre melhorias habitacionais, com foco em eficiência energética, inclusão social e modelos adaptados às realidades locais.

Durante a missão, as equipes técnicas das diversas secretarias e órgãos municipais discutirão as principais estratégias já em desenvolvimento para a implementação do programa, além de propostas de aprimoramento e inovações que poderão ser incorporadas.

Também serão feitas visitas de campo a comunidades e espaços da cidade, com o objetivo de identificar características físicas e socioeconômicas, além dos principais desafios enfrentados nessas áreas — que serão contempladas por soluções do programa Vida Nova no Morro.

“A equipe do BID tem sido fundamental no desenvolvimento e estruturação do programa. Hoje, trabalhamos de forma integrada para que esses três dias sejam extremamente produtivos. Aos meus olhos, Niterói já é a cidade mais bonita do Brasil, mas queremos torná-la também a melhor cidade para viver e ser feliz”, celebrou a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Marcele Sardinha.

Foto: Evelen Gouvea 

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support