Comunidade escolar participa da escolha de novos diretores das escolas municipais de Niterói

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação de Niterói, realizarou, na quarta-feira (02), as votações do Processo de Consulta Direta à Comunidade Escolar para a escolha dos novos Diretores Gerais e Diretores Adjuntos das escolas da Rede Municipal de Educação. A comunidade escolar participou ativamente da votação em 89 unidades da rede municipal. O processo envolveu estudantes, responsáveis e profissionais em mais uma etapa importante da construção da gestão democrática nas unidades. O resultado será publicado no Diário Oficial do próximo sábado, (05) de julho.
Puderam votar os estudantes do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), profissionais da educação e responsáveis pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. Os gestores escolhidos pela comunidade escolar ocuparão os cargos até 31 de dezembro de 2027.
O secretário municipal de Educação, Bira Marques, acompanhou a movimentação nas unidades e destacou a importância dessa ação para o desenvolvimento da educação pública.
“Esse processo contou com etapas importantes, mas vamos além. Após a divulgação do resultado, os gestores eleitos passarão por uma formação no Centro de Formação Darcy Ribeiro. Será um momento fundamental para o aprimoramento dos planos de gestão apresentados durante a campanha e para o fortalecimento de uma visão compartilhada sobre a importância de uma gestão qualificada. Nosso objetivo é seguir avançando na melhoria do desempenho e da qualidade do ensino em Niterói”, destacou.
O processo teve início com as inscrições individuais. Na sequência, foi realizada uma prova objetiva, não eliminatória, com conteúdos sobre gestão educacional e sua aplicabilidade. Após essa etapa, ocorreu a análise de títulos, onde os candidatos puderam apresentar as comprovações de formação, experiência e tempo de serviço para que fossem somadas as pontuações. Assim, foram montadas as chapas para concorrer ao processo, e as duplas precisaram elaborar um plano de gestão para as unidades, que foi apresentado à comunidade escolar durante o período de campanha. 
“Chegamos ao dia da votação, mas fizemos uma prova, que teve a intenção de relembrar alguns conceitos fundamentais e básicos, o que foi uma inovação muito bem sucedida. Depois, continuamos com o Plano de Gestão, que é o coração desse processo todo, e hoje é o dia da legitimação desses planos. A gestão democrática participativa nas escolas não termina aqui, ela está apenas começando”, disse a presidente da Fundação Municipal de Educação, Andrea Bello.
Estavam aptos a participar do processo os servidores pertencentes ao quadro permanente da FME, na unidade em que desejassem concorrer por, no mínimo dois anos ininterruptos; com disponibilidade de cumprir a carga horária de 40 horas semanais no exercício da função e que estivessem em dia com todas as suas obrigações administrativas, pedagógicas, entre outros pré-requisitos.

Foto: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support