
Comunidade escolar participa da escolha de novos diretores das escolas municipais de Niterói
A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação de Niterói, realizarou, na quarta-feira (02), as votações do Processo de Consulta Direta à Comunidade Escolar para a escolha dos novos Diretores Gerais e Diretores Adjuntos das escolas da Rede Municipal de Educação. A comunidade escolar participou ativamente da votação em 89 unidades da rede municipal. O processo envolveu estudantes, responsáveis e profissionais em mais uma etapa importante da construção da gestão democrática nas unidades. O resultado será publicado no Diário Oficial do próximo sábado, (05) de julho.
Puderam votar os estudantes do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), profissionais da educação e responsáveis pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. Os gestores escolhidos pela comunidade escolar ocuparão os cargos até 31 de dezembro de 2027.
O secretário municipal de Educação, Bira Marques, acompanhou a movimentação nas unidades e destacou a importância dessa ação para o desenvolvimento da educação pública.
“Esse processo contou com etapas importantes, mas vamos além. Após a divulgação do resultado, os gestores eleitos passarão por uma formação no Centro de Formação Darcy Ribeiro. Será um momento fundamental para o aprimoramento dos planos de gestão apresentados durante a campanha e para o fortalecimento de uma visão compartilhada sobre a importância de uma gestão qualificada. Nosso objetivo é seguir avançando na melhoria do desempenho e da qualidade do ensino em Niterói”, destacou.
O processo teve início com as inscrições individuais. Na sequência, foi realizada uma prova objetiva, não eliminatória, com conteúdos sobre gestão educacional e sua aplicabilidade. Após essa etapa, ocorreu a análise de títulos, onde os candidatos puderam apresentar as comprovações de formação, experiência e tempo de serviço para que fossem somadas as pontuações. Assim, foram montadas as chapas para concorrer ao processo, e as duplas precisaram elaborar um plano de gestão para as unidades, que foi apresentado à comunidade escolar durante o período de campanha.
“Chegamos ao dia da votação, mas fizemos uma prova, que teve a intenção de relembrar alguns conceitos fundamentais e básicos, o que foi uma inovação muito bem sucedida. Depois, continuamos com o Plano de Gestão, que é o coração desse processo todo, e hoje é o dia da legitimação desses planos. A gestão democrática participativa nas escolas não termina aqui, ela está apenas começando”, disse a presidente da Fundação Municipal de Educação, Andrea Bello.
Estavam aptos a participar do processo os servidores pertencentes ao quadro permanente da FME, na unidade em que desejassem concorrer por, no mínimo dois anos ininterruptos; com disponibilidade de cumprir a carga horária de 40 horas semanais no exercício da função e que estivessem em dia com todas as suas obrigações administrativas, pedagógicas, entre outros pré-requisitos.
Foto: Divulgação