
Companhia de Limpeza de Niterói oferece encontro sobre segurança no trânsito aos motoristas da empresa
A Prefeitura de Niterói, por meio da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), promoveu o primeiro encontro do ciclo de prevenção com o tema “Segurança no Trânsito: Orientações e Prevenção aos Acidentes de Trânsito”. A palestra foi conduzida por Ricardo Tristão, chefe da divisão de apoio pedagógico do Departamento de Educação no Trânsito da NitTrans. O evento foi voltado para os motoristas profissionais da empresa e fez parte da Escola Clin, que tem como objetivo oferecer abordagens educativas e promover a saúde e segurança no ambiente de trabalho.
A discussão abrangeu diversos tópicos como comportamentos de risco no trânsito como dirigir em alta velocidade, usar celular ao volante, conduzir sob efeito de álcool ou drogas, e desobedecer às sinalizações.
Para os motoristas de veículos pesados, como caminhões e ônibus, foram destacados os riscos específicos como os pontos cegos, que dificultam a visão de pedestres, e a maior distância de frenagem, que aumenta o tempo de resposta em caso de emergências. Entre as orientações para mitigar esses riscos, o palestrante ressaltou a necessidade de respeitar os períodos de descanso, manter uma vigilância constante nos espelhos retrovisores e garantir uma distância segura dos outros veículos.
Ricardo Tristão explicou que a reunião foi muito importante porque o trabalho dos motoristas é fundamental para a cidade.
“Sabemos que os motoristas trabalham com caminhões e a atenção com a proteção deve ser total. Demonstramos quais são os comportamentos que devem ser feitos para que tenhamos uma situação segura no trabalho favorável a todos”, afirmou o palestrante.
A palestra abordou a direção defensiva específica para os motoristas de caminhões de coleta de lixo urbano, destacando a importância de reduzir a velocidade, especialmente em áreas residenciais e durante a realização da coleta. Também foi enfatizado o uso de luzes de advertência e sinalizações sonoras durante as paradas.
O encontro também se concentrou nos cuidados e práticas seguras para os coletores, orientando sobre o uso obrigatório de coletes refletivos, luvas e calçados apropriados, além da recomendação de subir e descer do veículo apenas quando este estiver completamente parado.
“A Escola Clin é de formação e capacitação voltada aos nossos trabalhadores para que eles recebam novos conhecimentos e possam ser agentes multiplicadores. Nessa palestra, trabalhamos com os motoristas as boas práticas em relação à direção, pois trata-se de uma profissão que requer muita atenção. Precisamos pensar na nossa principal atividade que é a limpeza da cidade”, destacou Fabielle Guimarães, responsável pela Divisão de Serviço Social da Clin.
Foto: Divulgação