Prefeitura e UFF firmam acordo para Niterói sediar reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em 2026

Niterói se prepara para ser a capital da ciência e da tecnologia em 2026. No mês de julho, o município vai sediar a 78ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o mais importante evento científico do país. Nesta quinta-feira (10), o prefeito Rodrigo Neves, o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, e a conselheira da SBPC Ligia Bahia assinaram um acordo de cooperação para a realização do congresso na cidade.

O encontro da SBPC é considerado o maior evento científico da América Latina. A expectativa é reunir em Niterói mais de 30 mil visitantes, incluindo pesquisadores, professores, estudantes e convidados do Brasil e do exterior.

“Niterói é uma cidade comprometida com a inovação, a ciência, a educação e a sustentabilidade. Receber a reunião anual da SBPC, pela primeira vez na história, só reforça esse compromisso e é mais um exemplo da nossa parceria de sucesso com a UFF em diversas áreas”, reforçou o prefeito Rodrigo Neves.

O reitor da UFF, Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, reforçou a importância da aliança entre a instituição e a Prefeitura.

“Não tem como fazer um evento desse porte apenas com a universidade. É preciso envolver o município. Não falo apenas em termos de investimento, porque movimenta mesmo a cidade. É uma oportunidade para Niterói mostrar ao Brasil o que é, a gente se sente deixando um legado para a história local”, afirmou o reitor da UFF.

Ligia Bahia, que é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integrante do conselho da SBPC, ficou muito satisfeita com a escolha de Niterói para sediar o evento no próximo ano.

“Certamente será a melhor reunião que a SBPC já teve desde a sua fundação, em 1948. Nós, da diretoria, estamos dando todo o apoio, desde o início”, observou ela.

Na edição deste ano da reunião da SBPC, que será realizada entre os dias 13 e 19 de julho, no Recife, uma comitiva de Niterói vai participar do congresso para trocar experiências com a organização do evento. A cidade também terá dois estandes, em parceria com a UFF, para mostrar o que tem a oferecer.

Foto: Evelen Gouvêa

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support