
Guarda Ambiental de Niterói resgata jiboia de 3 metros em muro de casa em Várzea das Moças
A Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal da Prefeitura de Niterói resgatou, neste domingo (20), uma jiboia que estava enrolada no muro de uma casa no condomínio Bosque de Itaipu, em Várzea das Moças. Os agentes foram acionados pela moradora da residência, que ligou para a central 153 do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da Prefeitura de Niterói.
O resgate foi de alta complexidade porque o réptil corria grande risco de ferimentos devido às concertinas instaladas no muro. O animal foi avaliado por um veterinário antes de ser reintegrado ao seu habitat natural, na área de preservação ambiental do Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), nesta segunda-feira (21).
O serviço de resgate de animais silvestres é realizado por agentes treinados e pode ser acionado pelo telefone 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
Resgate especializado – A Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Municipal de Niterói faz um trabalho especializado e possui um procedimento para cada tipo de demanda. Após receber o chamado, a equipe captura o animal silvestre que, em seguida, tem suas condições físicas avaliadas. Caso não apresente nenhum tipo de ferimento, é reintegrado à natureza na unidade de conservação mais próxima.
Já os que apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; o Centro de Atendimento de Animais Marinhos; o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou o Instituto Vital Brazil, quando se trata de cobra venenosa.
A Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal orienta que, ao encontrar um animal silvestre, a pessoa entre em contato imediatamente com o Cisp pelo telefone 153, para que o resgate seja feito por agentes treinados, e reforça que os animais não devem ser alimentados.