Controladoria Geral de Niterói é premiada por ações de valorização da auditoria interna

A Controladoria Geral do Município de Niterói (CGM) foi reconhecida nacionalmente como uma das vencedoras do Selo IIA May Brasil 2025, concedido pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil). A premiação destaca as organizações que desenvolveram as melhores ações de conscientização, valorização e divulgação da profissão de auditor interno durante o mês de maio, celebrado mundialmente como o Mês da Auditoria Interna.

“Este prêmio é motivo de muito orgulho para a Prefeitura de Niterói. Todas as nossas ações são feitas com a máxima segurança, com transparência e responsabilidade. O trabalho da Controladoria é fundamental neste sentido”, destacou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Os auditores municipais de Controle Interno Jorge Fonseca e Gabriel Sampaio estiveram presentes no evento de premiação, realizado em São Paulo, onde receberam o troféu em nome da instituição.

“Este selo reforça o compromisso da Prefeitura de Niterói com a boa governança, a ética e a transparência, reconhecendo o trabalho dos auditores internos como agentes fundamentais na construção de uma gestão pública cada vez mais eficiente e responsável”, afirmou o controlador-geral do Município, Anderson Peixoto de Faria.

A campanha promovida pela CGM teve como objetivo fortalecer a imagem da auditoria interna governamental e destacar sua relevância para a melhoria da gestão pública. Diversas iniciativas foram realizadas ao longo do mês de maio, como oficinas de capacitação, ações de comunicação interna e publicações nas redes sociais.

Duas oficinas temáticas reuniram servidores das unidades de controle interno da administração indireta do município, promovendo capacitação e troca de experiências. A primeira abordou conceitos da auditoria interna governamental, o Decreto Municipal nº 14.744/2023, o Modelo das Três Linhas e a Política de Gestão de Riscos. A segunda oficina apresentou os fundamentos da auditoria financeira, ampliando o conhecimento técnico dos participantes.

A campanha contou com ações de sensibilização interna, como a aplicação de papéis de parede temáticos nos computadores da CGM e o envio de comunicados institucionais aos servidores, reforçando o papel da auditoria interna no fortalecimento dos controles e da integridade. As redes sociais também foram mobilizadas para dar visibilidade às ações e conscientizar a sociedade sobre a importância desse trabalho.

Foto: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support